Responsive image

28/12/2016

10 lições sobre fotografia para você iniciar 2017 com tudo

lições  sobre fotografia 2017

 10 lições sobre fotografia para você iniciar 2017 com tudo

Hoje eu parei para pensar sobre 2016, esse ano que passou rápido porém foi repleto de acontecimentos. Para encerrar o ano, resolvi escrever posts envolvendo o ilinício do ano que vem, buscando um ar de avanço, olhar para o futuro. Para iniciar bem, reuni dez lições sobre fotografia que me marcaram e me ajudaram muito. Afinal, repassar dicas, informações, ensinamentos e lições é tão importante quanto aprendê-las.

Vá devagar.

Ao contrário do que muita gente diz, fazer muitas fotos e esperar que uma dê certo não é o melhor. Não saia clicando tudo e qualquer coisa! Todas as câmeras tem um tempo de vida e este é contabilizado a partir do número de clicks da câmera. Por isso, quanto mais clicks você der, mais vai gastar a sua câmera. Além disso, pensar mais antes de clicar te leva a desenvolver o seu olhar fotográfico, que é essencial para criar fotografias diferentes e bonitas.

Modo manual, sempre!

Se você ainda não usa, busque aprender sobre o modo manual. Aproveite e coloque isso na lista das metas para 2017! É com ele que você pode definir a velocidade, abertura do diafragma e ISO, e assim pode ajustar de maneira correta ou brincar com esses três itens do pilar, criando fotografias borradas, subexpostas e assim por diante. Para quem já sabe, treinar e explorar é sempre importante.

Adquirir repertório é importante.

Repertório se refere ao seu grau de conhecimento, a sua bagagem de mundo…portanto, quanto mais repertório você adquirir, mais fácil vai ser criar cenas para fotográficas. Basicamente, o seu cérebro vai acumular todo o conteúdo que você lê e visualiza, assim, fica fácil desenvolver ideias na hora de fotografar.

Quem faz a fotografia é o fotógrafo.

Você não precisa ter o melhor ou último equipamento do momento para ser um bom fotógrafo. Use o que tem e aprimore os seus conhecimentos! Com gambiarras, técnicas e tratamentos, fazemos – praticamente – qualquer coisa.

Errar é humano.

Esquecer bateria, cartão de memória, não conseguir ajustar a fotometria em um certo dia, demorar até aprender uma técnica…tudo bem. Estamos na vida para aprender e na fotografia não é diferente. Se você errou, aprenda com seus erros e lembre-se de que ninguém nasce sabendo tudo. Aliás, você vai errar! Muitas vezes, até acertar o que tanto errou.

O Pinterest é o seu melhor amigo.

Isso deveria ser regra para todos os estudantes, de qualquer área! Nessa plataforma tem de tudo e para fotografia existe desde técnicas sobre câmeras, dicas de edições, presets de graça, até posts ensinando o que você pode e não pode fazer trabalhando como fotográfa(o). O segredo para achar mais pastas lá é abrir uma imagem e olhar as relacionadas, nessa tal imagem, abrir as pastas que ficam como relacionadas! Já vou dizer: você vai perder noites “viajando” no Pinterest.

Você não sabe tudo.

Calma lá, não é porque você está se dando bem e tendo facilidade para aprender que você é o melhor ou já ganhou o mundo, certo? Temos que sonhar mas também devemos ter os pés no chão!

Você vai precisar de ajuda.

E não tem problema! Ninguém sabe tudo sobre tudo e admitir que se precisa de ajuda em algo não é motivo para vergonha. Criar laços na sua área de trabalho é extremamente importante e vai te render parcerias muito bacanas.

Valorize cada passo que você já deu.

Independente de você ser profissional ou não, valorize cada passo na fotografia. Desde quando você começou a fotografar, quando comprou a sua câmera, o seu celular, quando instalou/baixou o programa de tratamento…tudo valeu a pena e tudo deve ser visto como um grande passo!

Aprenda as regras para depois poder quebrá-las.

Talvez a melhor e mais importante de todas as lições sobre fotografia que eu aprendi durante a minha jornada. ISO, diafragma, abertura, regra dos terços, proporções, ângulos, linhas, diagonais, setas…você pode sim quebrar todas essas regras que aprende! Mas, antes disso, deve aprender todas, uma por uma! É quando você entende as regras de composição  fotográfica e as quebra de propósito que as coisas começam a ficar divertidas.

O que você achou? Me conte qual você acha que mais te ajuda!

Agora que você aprendeu essas dez lições sobre fotografia, que tal aprender a usar o modo manual? Clique aqui!

(Visited 473 times, 1 visits today)

Sobre o Autor

Gaúcha, 18 anos, estudante de fotografia, louca por seriados e apaixonada pela arte. Quer saber mais sobre mim e o blog? Clique aqui

Postagens Relacionadas

Facebook

Comentários

  1. eduarda disse:

    Mulher otimas dicas, pra quem ta iniciando nesse ramo da fotografia agora, simplesmente utilitario esse post, vai me ajudar muito viu, obrigada <3

  2. Que post lindo <3
    Eu AMO tirar fotos, mas sei bem pouco sobre.
    Quero aprender o que puder sozinha para já ir pondo em prática.
    Seu blog é maravilhoso!

  3. Francisco disse:

    Eu amo fotos, mas não tenho conhecimento algum sobre o assunto. Eu gosto de observar mesmo, acho lindo.
    Parabéns pelo tema, certamente vai ajudar muita gente, quem sabe um dia eu me arrisco a aprender sobre.
    Beijos!!

  4. Kelly Mathies disse:

    Quando comecei a aprender fotografia na faculdade, me apaixonei de primeira pelo conteúdo. É uma pena que dure tão pouco tempo, porque aprendi muitas coisas. Já viu que a Canon disponibiliza gratuitamente um manual para iniciantes? Fiz o download esses dias e amei cada capítulo. Eles mandaram super bem ♥ A parte do manual ainda estou tentando aprender rs, ou colocar em prática, na verdade. Acabo ficando com o automático por ser mais rápido, mas a diferença é muito gritante quando se sabe o que está fazendo. Tuas dicas são ótimas.

  5. Luana Souza disse:

    Eu sou totalmente leiga quanto a diversos assuntos da fotografia. Estou pensando em comprar uma câmera logo, mas preciso de um notebook antes… ah, Liz, seria legal você fazer um post indicando câmeras (se já tiver feito, desculpa hehe). Estou doida pela Canon 80D *-*

    Ah, o post está maravilhoso! O Pinterest é uma das minhas maiores referências, mas perde para o We Heart It <3

  6. Juliana disse:

    Salvei o post, pq é de utilidade pública!!!!! Tô muito animada pra tirar fotos o tempo todo pro meu instagram, e sempre que eu precisar de um empurrãozinho, vou voltar pra ler. Pinterest e We heart it são maravilhosos qnd eu to sem inspiração!

  7. Amo fotografias e com esse dicas me animei ainda mais para colocar isso em prática. Gostei do seu post, bem explicadinho. Parabéns!

    Abraço!
    Plínio | http://www.ocristaocriativo.com

  8. Nossa, adorei suas dicas! Eu estou querendo me profissionalizar na fotografia e tenha certeza que vou levar algumas dicas com muito carinho! Parabéns pelo ótimo Post 😉
    Beijos!

  9. Fotografia é uma coisa que me encanta muito. Queria muito aprender e talvez esse ano eu finalmente dedique um pouquinho do meu tempo à isso. Suas dicas foram maravilhosas!

  10. Ultimamente eu estou tirada a fotografa, mesmo que não tenha uma câmera profissional vou usá-las e, com certeza assim que eu adquirir a minha câmera, suas dicas serão aplicadas!!

  11. Jaque disse:

    comecei fazer parte de um grupo no facebook de fotografia e desde o final do ano passado estou ampliando meu o olhar para esse mundo tão lindo e que eu sempre tive curiosidade. Tenho MUITO que aprender e amei o teu post, obrigada por compartilhar suas dicas com a gente ♥

  12. Helena Krauel disse:

    Ah obrigada por esse post! Mas admito que não uso o modo manual…..ééér….por preguiça.
    Sério, tenho preguiça de aprender a usar minha câmera, então minhas fotos são todas cruas. É, pode me bater, eu deixo.
    Mas juro que depois desse post eu vou tentar e te dizer depois como eu me saí!

    Sucesso e boa semana, beijos! Com carinho, Menina Borboleta.

    http://meniborboleta.blogspot.com.br/

  13. Todas aa dicas são mega importantes! Eu preciso muito sair do automático e criar vergonha e usar manual, minhas fotos sairiam bem melhores. Ótimo post!

    1. Liz Chollet disse:

      Você consegue, lembre disso! É uma grande diferença e estimula muito, só vai <3 obrigada

  14. Kamilla disse:

    Eu estava precisando mesmo desse up com a fotografia, pra mim a 1° é a mais importante para nós não nos estressarmos quando a foto não sai como gostaríamos.
    garotasdetokyo.blogspot.com.br

    1. Liz Chollet disse:

      Siiim, temos outras chances e errar é humano!

  15. Ainda espero pelo dia que vou comprar minha câmera, sonho ❤ mas ainda não é possível, então fico treinando com o celular mesmo.
    Não sabia isso do tempo de vida da camera :s

  16. Daniela disse:

    Adorei o post, diz muitas verdades hahaha. Manual sempre, só assim eu aprendi a realmente fotografar do jeito que eu queria, fazendo fotos diferentes e deixando do jeito que eu gosto. A faculdade me ensinou muito nesse sentido, mas concordo sobre quebrar as regras. Nem sempre uma foto perfeita segue todas as regras, pelo contrário, já vi fotos que quebravam todas e mesmo assim saíram lindas.
    Que em 2017 a gente coloque todas essas lições em prática e embeleze nossos blogs e redes sociais com fotos lindas, amém hahaha.

    Beijos
    http://www.colecaodeacasos.com.br/

  17. Adorei as dicas. Você não sabe tudo. A melhor dica, com certeza.
    Eu queria muito conseguir comprar uma câmera boa logo mas sempre surge algo mais importante e o dinheirinho que eu tinha guardado se vai, é triste… Mas acredito que vou conseguir comprar e aí sim vou começar a pôr em prática tudo que tu disse.
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

  18. Aline Adriana disse:

    Super amei essas dicas. Sou novata nesse ramo das fotografias e confesso que a cada dia me apaixono mais. Acho tão linda as coisas simples, isso é o que mais me inspira.
    Beijos, amei seu blog

    https://perdidasemhistorias.blogspot.com.br/

  19. Eu adoro fotografia, tenho muita vontade de fotografar mas não sei muito sobre mas vou ter disciplina de fotografia esse semestre agora na faculdade, creio que vou aprender bastante.
    Menina Psicótica

  20. As dicas estão demais!! E realmente, é o fotógrafo quem faz a foto, e não a câmera. vejo as pessoas perguntarem “tua câmera tira foto boa?”. tipo, oi? sou eu que tiro kkkk
    E sim, devemos valorizar cada passo, pois um dia já fomos super ultra iniciantes, e cada um tem seu tempo para evoluir.
    obs: modo manual <3

  21. Camila Neves disse:

    Post maravilhoso! Esse ano terei aula de fotografia na faculdade, tô muito ansiosa! 🙂

    Beijo!
    Cami <3

    http://www.delamila.com

    1. Liz Chollet disse:

      Que maravilha, aproveite muito as aulas de fotografia!!

  22. Malu Silva disse:

    Adorei as dicas, muito úteis. Nesse novo ano quero muito melhorar nas minhas fotos pra o insta e o blog, então toques assim são indispensáveis.

    sorria sempre 🙂
    http://www.malusilva.com.br

  23. Malu Silva disse:

    Adorei as dicas, muito úteis. Nesse novo ano quero muito melhorar nas minhas fotos pra o insta e o blog, então toques assim são indispensáveis.

    sorria sempre 🙂
    http://www.malusilva.com.br

  24. Karol Póss disse:

    Ah, fotografia, como eu amo esse mundinho! Parece ser tão fácil, mas engana-se quem acredita que a câmera faz todo o trabalho sozinha. Graças ao curso de Jornalismo (que infelizmente só fiz o primeiro semestre, arrependimento) tive a oportunidade de entender um pouco melhor as funções e, consequentemente, conseguir resultados melhores. Ainda há muito a ser aprendido, mas nada que muita prática e uma boa dose de “vivendo e aprendendo com os próprios erros” não resolva, né?

    Amei o post!

  25. Daniele Yui disse:

    Adorei suas dicas. Meu marido é fotógrafo (e, claro, ele faz fotos minhas rs), e eu sempre aprendo muito com ele. Seria legal até ele ler o post e também trocar ideias, pois sempre aprendemos assim. Bjo!

    http://www.pandapixels.com.br

  26. Amei demais a publicação! Comecei a trabalhar com Fotografia em meados de 2015 e não poderia concordar mais com as suas colocações. Nós erramos mesmo e aprendemos muito com nossos erros, e seria muito bom que todos entendessem que quem faz a foto é o fotógrafo, não o equipamento. Quantos “ai, se eu tivesse essa câmera” já não ouvi, como se o mérito fosse todo dela? Hahahaha Difícil.

  27. Julia Cunha disse:

    “Quem faz a fotografia é o fotógrafo”

    DEMAIS. Apenas isso, DEMAIS! Você é demais! Amei seu texto e já anotei tudo!
    Beijão <3

  28. Liz eu adorei as suas dicas! Eu uso MUITO o pinterest como fonte de inspiração, não só para fotografia e sim pra vida <3

  29. Fotografar é uma das coisas que mais me deixam orgulhosas de mim mesma, me dedico muito à isso, mesmo sendo somente hobby. No ano de 2017 quero poder fazer ainda mais fotos!
    Essas dicas com certeza vão ajudar muitas pessoas a se aventurarem por esse mundo maravilhoso.

  30. Jade Amorim disse:

    Já tinha lido as dicas lá no grupo do Lunatics, e concordo totalmente com você. Eu que sou meio impaciente tenho um pouco de dificuldade na questão de repertório, quero tudo pra ontem, queria já saber! hahahaha
    Mas a gente se esforça, treina e aprende! Em apenas um mês com a minha câmera nova já vi uma melhora enoooorme! <3

    Beijos.

  31. Bianca Carla disse:

    Amei o post!
    Todo ano tenho a mesma meta, fotografar mais, praticar mais, aprender mais sobre fotografia (e sobre tudo rs).
    Concordo com você sobre o modo manual e eu já uso desde que ganhei minha dslr, mas estou lendo o livro ‘Leia isto se quiser tirar fotos incríveis’ do Henry Caroll e ele fala bastante sobre cada modo de fotografar e dá dicas fora do modo manual. Estou terminando de ler e pretendo, quando terminar, voltar ao começo e a cada dica do livro, eu sair pra praticar, então acho que ano que vem eu vou praticar um pouco fora do modo manual também.
    Depois te conto a experiência, haha. Por enquanto, o manual ainda é meu favorito!

    Beijos!
    E que venha um 2017 muito fotográfico.

  32. Ana Letícia disse:

    Olá, adorei o post, me ajudou muito. Sabe quero usar minhas próprias fotos para os posts do meu blog e essa postagem abriu bem os meus olhos para poder começar.

  33. Clayci disse:

    Que delícia de publicação.
    Sou suspeita porque amo essa profissão e sempre tenho incentivar as pessoas a começarem, por isso achei suas dicas maravilhosas.. Quem faz a fotografia é o fotógrafo, é a mais pura verdade. Muitas pessoas esperam pelo “equipamento” certo e não é a máquina que faz o fototógrafo ^^

    1. LP disse:

      Dia desses eu tava fendo alguns diretores famosos tirando fotos e filmando com a câmera do ultimo celular da google, o pixel. Eu fiquei tipo: Óbvio que as imagens são boas, olha quem ta fazendo. Por outro lado eu não sei se Kubrick ou Hitchcock poderiam fazer bons trabalhos com um Tekpix… Acho que nesse caso vai um pouco de cada, saca?
      Eu sempre quis tirar boas fotos, mas não aprender técnicas avançadas, só conseguir bater uma sem tremer o braço…
      bjos LP

  34. Adorei as dicas Liz!
    Comecei a mexer mais na minha câmera agora e só utilizo o modo manual…É outra vida sério! hahahha
    Gostei muito de criar uma pasta no pinterest, nunca tinha pensado nisso! 🙂
    Beijos <3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *