Responsive image

17/05/2018

Armário cápsula, moda consciente e consumismo

“Com que roupa eu vou pro samba que você me convidou?” Pois é, toda a mulher já cantarolou essa frase olhando pro seu armário na hora de escolher com que roupa ia sair pra aquela balada ou pra reunião de trabalho né? E eu arrisco dizer que mais de uma vez na vida…

Nos foi imposto que a cada novo encontro, cada nova festa, cada nova ida ao shopping, precisávamos ter uma roupa nova, diferente, com etiqueta de novíssima em folha para ostentar.

O que não nos contaram ao longo da nossa vida é tudo isso custa dinheiro, e muito dinheiro. E esse vício aparentemente sem malefício nenhum pode nos tornar uma pessoa pra lá de consumista.

Por isso no texto de hoje quero te contar uma novidade que descobri recentemente pesquisando sobre consumo consciente e sustentabilidade.

Armário cápsula e consumo consciente

armário cápsula

Conheci o conceito de armário cápsula. Tu sabe o que é isso? O termo de armário cápsula surgiu na década de 70 e sugeria que se tivesse alguns poucos itens básicos e essenciais para o dia a dia.

Tu seleciona um número X de peças de roupa que possam ser complementadas e intercaladas ao longo dos dias e usa só elas.

Parece louco né? Mas super funciona!

A ideia é sempre ter peças coringas, que combinam com tudo e que a cada novacomposição de look nem parece que tu tá usando a mesma peça de roupa do dia anterior.

Com o armário cápsula surge outra coisa maravilhosa: a dificuldade para escolher a roupa fica bem mais fácil, porque as opções vão ser bem menores e com isso tu vai ter mais facilidade na hora de decidir com que roupa vai sair.

Para facilitar ainda mais é legal organizar seu armário cápsula de acordo com as estações do ano, otimizando as peças para um período de mais ou menos 3 meses.

Outro ponto bem relevante é que quando tu adere a essa ideia de armário cápsula tu passa a querer adquirir menos roupas, mas com maior qualidade. Tu acaba dando um valor a mais alto a roupas que vão durar bem mais.

Ah e pra finalizar, uma dica legal é tu selecionar tudo que não tá usando mais e doar pro pessoal que precisa, ou ainda, criar uma lojinha online de desapegos. 🙂

Escrito por Helena de Oliveira, colaboradora do blog! 

(Visited 35 times, 1 visits today)

Sobre o Autor

Gaúcha, 19 anos, vegana e em busca de uma vida mais leve e sustentável para todos! Estudante de fotografia e moradora de Porto Alegre - RS. Quer saber mais sobre mim e o blog? Clique aqui

Postagens Relacionadas

Facebook

Comentários

  1. eu confesso que admiro muito a ideia do armario capsula. Eu melhorei muito meu guarda roupa, e tenho tido um consumo muito mas consciente. =) Mas quero me aproximar do capsula cada dia mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *