Responsive image

19/10/2016

Entenda as diferenças entre RAW e JPEG

as diferenças entre RAW e JPEG

Sabe quando você transfere suas fotos da câmera para o computador e no nome do arquivo delas tem escrito “.JPG”, “.CR2” (Canon) ou “.NEF” (Nikon)? Esses são formatos de arquivo e é super importante que você entenda as diferenças entre RAW e JPEG.

Você provavelmente já conhece o formato JPG, o qual é o padrão na maioria das câmeras e celulares, porém ele não é o único e muito menos o melhor em questão de qualidade, sabia? Existe um formato que permite mais qualidade e controle sobre a sua foto: o RAW.

As diferenças entre RAW e JPEG

Enquanto o formato RAW grava tudo o que a câmera vê, ou seja, o estado cru e bruto da imagem, o formato JPG passa por uma etapa antes de gravar uma imagem no cartão de memória: a câmera interpreta as informações e comprime tudo em um arquivo menor. Ou seja, o arquivo RAW te permite ter a imagem totalmente pura para você poder mexer nela depois como quiser, já o JPG já transformou a imagem antes e a comprimiu, diminuindo a qualidade e informações da mesma.

O arquivo RAW te permite ter a fotografia crua, com todas as informações dela e assim você pode editá-la com maior facilidade! Mas, cuidado: você não pode postar uma foto em RAW, antes ela deverá passar por um programinha que a transformará, para assim ficar habilitada para postar em redes sociais. Os mais utilizados são o Photoshop (com o plugin chamado Adobe Camera Raw) e o Lightroom!

Por causa desse detalhe, é aconselhado fotografar utilizando os dois arquivos (RAW + JPG), assim você terá a imagem nas duas versões e poderá, por exemplo, já utilizar a fotografia em JPG para postar em alguma rede social ou mostrar  para algum cliente, já que esse arquivo não precisa ser processado e é bem mais leve!

Dicas e comparação entre os arquivos

O arquivo RAW é mais pesado, portanto ocupa mais espaço. Faça uso de um cartão de memória com maior capacidade. RAW é como o arquivo é chamado nas configurações da câmera mas, ao passar para o computador, você vai perceber que não vai ser esse o nome do seu arquivo. Para câmeras Canon, se chama CR2 e para câmeras Nikon, se chama NEF.

as diferenças entre RAW e JPEG

Aqui, como configurar a sua câmera para fotografar nos dois formatos!

as diferenças entre RAW e JPEG

Nessa imagem é tranquilo ver como o RAW é um arquivo bem melhor, que “puxa” mais cores e realmente mantêm a cena que você fotografou.

Aqui, sobre outros formatos de arquivos e um vídeo bem legal sobre os arquivos! Espero que tenham gostado e que seja útil! Qualquer dúvida podem escrever aqui nos comentários, ok? Beijo!

(Visited 138 times, 1 visits today)

Sobre o Autor

Gaúcha, 18 anos, estudante de fotografia, louca por seriados e apaixonada pela arte. Quer saber mais sobre mim e o blog? Clique aqui

Postagens Relacionadas

Facebook

Comentários

  1. Uallll eu não fazia ideia de como essa diferença é enorme o/
    Foi de uma utilidade enorme esse post, com certeza vou compartilhar!
    Beijinhus e Parabéns pelo Blog, ta fofo demais <3

    http://www.segredosdajuhcosta.com

  2. simone disse:

    Eu não fazia ideia desta diferença, na foto realmente é visível a diferença entre os formatos. Vivendo e aprendendo 🙂 gostei muito do post, fotografia me atrai muito.
    Charme-se

  3. Carol Doria disse:

    Que post ótimo, eu já usava a configuração de Raw + Jpeg mas não entendia nada. Foi muito bom saber a diferença enquanto não faço um curso de fotografia. Adorei!

    Beijos
    http://www.caroldoria.com

  4. Ótima dica!m É muito importante saber usar esses formatos. eu SÓ uso RAW <3

    1. Liz Chollet disse:

      Siiim, super importante <3 eu faço RAW e JPEG pra ter a opção de, se quiser postar alguma direto na internet (sem tratamento, claro), poder ter, mas só por isso mesmo haha

  5. Kamylla disse:

    Que ideia boa de comparar os formatos, sua explicação ficou muito boa também. Eu sou meio n00b em fotografia, faço como hobbie e um projeto próprio mesmo, mas reparei que o RAW consigo trabalhar um pouco melhor a iluminação.

    vidaemserie.com

  6. Poxa, a RAW fica bem mais bonita né? Mas porque precisa editar ela antes? Assim não está boa pra postar? Quero comprar uma camera agora no final do ano mas não entendo nada de câmeras, acho que vou dar uma fuçada no blog hahha. Eu pensei em uma Nikon, que voce acha?
    Ficou lindo o layout! <3
    beijão

  7. Danielle disse:

    Liz, excelente explicação e comparação! <3 eu sempre vi o RAW como o negativo das imagens em filme analógico, que permitem a manipulação (do bem!) da imagem. Depois que eu comecei a fotografar nesse formato eu fiquei bem mais tranquila em relação aos meus trabalhos. Consigo melhorar iluminação, contrastes e afins sem me preocupar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *