Responsive image

18/11/2018

Black friday 2018 e consumo consciente: vamos refletir!

Eu sei, eu sei, dá vontade de comprar muita coisa quando as lojas começam a divulgar os descontos da Black Friday! A data comercial foi importada dos Estados Unidos e representa uma queima de estoque nas lojas, que dão super descontos que valem a pena. Mas, você já se perguntou se REALMENTE vale a pena ou se você apenas está sendo levado pela promoção? Vamos discutir o consumo consciente na black friday 2018 e refletir sobre nossas ações?

black friday 2018 consumo consciente

Black Friday 2018 e consumo consciente

É inevitável, somos ensinados a buscar promoções e comprar sempre o mais barato. Afinal, estamos saindo em vantagem, certo? É o que pensamos, mas tem alguns pontos importantes a serem discutidos sobre essa tal “vantagem”. Primeiro, pense que promoções são feitas de maneiras estratégicas para que a margem de lucro das empresas não seja baixa de verdade, ou seja, muitos descontos são falsos! É o famoso “tudo pela metade do dobro”, onde os preços originais são elevados e a promoção fica com o valor original…sacou? Acontece muito!

A publicidade faz a nossa mente, isso também é fato! É final de ano, o natal vem chegando e aumenta ainda mais a vontade de comprar coisas novas para presentes, festas e até para começar o próximo ano. Somos ensinados, desde pequenos, que comprar muito é muito bom, e que comprar mais barato é melhor ainda! A tal da vantagem…mas você já parou para pensar se realmente precisa do que está prestes a comprar? se vai realmente usar, se faz sentido para a sua vida nesse momento e se vale o investimento? É esse o tipo de questionamento válido tanto para a black friday 2018 quanto para a vida!

Quem nunca parou na área de descontos de lojas, supermercados e sites que atire a primeira pedra! E realmente encontramos ótimas promoções às vezes, e que valem a pena, porém pra isso precisamos refletir e tomar consciência dessa compra! Não deixe de investir em algo que faz sentido para você, que será realmente usado e que você precisa – mas pense bem! Se você encontrar ótimos produtos que precisa e com bons preços, maravilha! O que precisamos ter em mente é: não se deixe levar pelo pensamento consumista.

De onde você está comprando? | Black Friday 2018

A tal da vantagem se encaixa nesse assunto também! Bom, você encontrou uma ótima promoção de algo que precisa no momento, mas você já se perguntou quem fez o produto que está comprando? Muitas vezes a vantagem é nossa, na hora da compra, mas quem produziu pode não estar em um ambiente de trabalho seguro, justo e recebendo bem pelo que faz. Pergunte-se: aonde estou investindo o meu dinheiro? quem está por trás? e pesquise sobre as marcas para investir em quem está alinhado com os seus ideais.

Uma dica bacana é investir em marcas menores, de produtores locais (ou não) e que tem um processo de trabalho transparente, já que muitas também participam dos descontos!

Não se trata apenas de se autoconhecer e entender as suas necessidades reais, mas também de entender o ciclo de vida útil de um produto. Ele foi feito por alguém, muito provavelmente gerado a partir de alguns fornecedores e com o conceito de alguma marca. Foi produzido e chegou às lojas junto de outros vários. Você compra, faz uso e, quando não é mais útil, o que faz? Muitos colocam fora, outros encontram destinos diferentes: doam, repassam a amigos, vendem, trocam…há opções interessantes para aumentar a vida útil de um produto, para que não se torne mais um lixo gerado por nós e que afeta diretamente o meio ambiente.

Consumir consciente é entender as suas necessidades, comprar o que você precisa e o que faz sentido para a sua vida, com consciência do processo de desenvolvimento de um produto, além de saber aumentar o prazo de vida útil de um produto! Sacou? É bem mais simples do que parece.

Vamos espalhar essa ideia nessa black friday 2018? Compartilhe esse post com seus amigos e familiares e mostre o lado consciente das compras de final de ano! Não deixe de me acompanhar pelo instagram para conhecer marcas que incentivam o consumo consciente!

black friday 2018 consumo consciente

(Visited 6 times, 1 visits today)

Sobre o Autor

Gaúcha, 19 anos, vegana e em busca de uma vida mais leve e sustentável para todos! Estudante de fotografia e moradora de Porto Alegre - RS. Quer saber mais sobre mim e o blog? Clique aqui

Postagens Relacionadas

Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *