Responsive image

03/08/2016

Como escolher uma câmera digital? | Fotografia para iniciantes

Escolher uma câmera é uma tarefa primordial para quem quer começar a fotografar ou deseja ter a fotografia como hobbie. Portanto, não deixe de entender os tipos de câmeras! Você provavelmente já ouviu falar em câmera compacta, semiprofissional, profissional, DSLR, superzoom…existem inúmeros nomes para os tipos de câmeras, mas pra entender qual cada uma é na verdade bem tranquilo e é o primeiro passo para você saber qual o melhor tipo pra você! Vamos aprender a como escolher uma câmera digital?
como escolher uma camera digital

Como escolher uma câmera digital | Tipos de câmeras

Câmeras compactas

As câmeras compactas são conhecidas por terem o tamanho reduzido. Sabe aquela câmera pequena, quadradinha e levinha, que a maioria dos seus parentes leva nas viagens? É essa aí! Elas são bem fáceis de operar por terem as opções de modo de cena, que ajustam a configuração da câmera automaticamente, por isso são bastante escolhidas. 
A “super compacta” é menor e mais discreta ainda e com resolução maior, e a “compacta avançada” possui muitos recursos parecidos com as DSLR, como o recurso modo manual, alta velocidade e é boa para vídeos.
A vantagem é realmente ela ser pequena, discreta e de preço mais acessível, porém ela não tem a possibilidade de trocar a lente, não fotografa bem em locais escuros e apesar de existirem modelos mais avançados, esses são super caros e vale mais a pena investir em uma profissional, que é mais completa.

Semiprofissionais e/ou Superzoom

As câmeras semiprofissionais, também chamadas de “amadoras avançadas”, fizeram e fazem muito sucesso por terem muito mais recursos do que uma compacta, começando por ser maior e se assemelhar a uma profissional, além de o preço ser mais em conta do que uma profissional, porém não ter toda a complexidade de uma DSLR
Mesmo que elas tenham muitos recursos em comum com as profissionais (ajustes manuais,sensores maiores e em alguns casos, lentes intercambiáveis), as semi oferecem maior facilidade de uso: modo automático e HDR, o que é ótimo pra quem ainda está começando no mundo das câmeras e ainda não quer se arriscar tanto.
Câmeras Superzoom, aquelas com um zoom extraordinário, também são consideradas semiprofissionais. Eu tive uma semiprofissional da Sony, a qual nem era superzoom e mesmo assim tinha um zoom enorme, até hoje não superei, haha. Acredito que uma semi seja uma ótima câmera (dependendo de qual você escolher, é claro), e que sim, você possa fazer ótimas fotos com ela. Não me arrependo nadinha de ter tido uma e acho que pra quem ainda não está muito seguro se quer mesmo uma DSLR, vale a pena investir, lembrando sempre de pensar qual o seu foco em ter uma câmera!

Câmeras profissionais e DSLR’s

Um dos parâmetros para se considerar uma câmera como sendo profissional é a possibilidade de capturar imagens e armazená-las em seu estado bruto, ou seja, no famoso formato RAW. Para o senso comum, “câmera profissional” é sinônimo de câmeras enormes de lentes intercambiáveis, sensores poderosos e uma infinidade de recursos. Sim, elas existem e são câmeras profissionais, mas não são as únicas. Existem câmeras profissionais com aparência de câmera compacta! O que define uma câmera ser profissional ou não é uma série de fatores, tais como: ajustes manuais, possibilidade de arquivo RAW, acesso a controles, tamanho do sensor…
 
No mundo das famosas DSLRs elas estão separadas em três categorias: 
  • DSLR de entrada: umas das mais famosas são a Canon t4i, Nikon D3100 e D3200. Eu tenho uma Canon t3i, que também é de entrada mas já não vende mais (a não ser usada), e gente! se essas são de entrada, fico imaginando o poder de uma profissional.
  • DSLR semiprofssional: nikon D700 e canon EOS 60D (também conhecida como meu sonho de consumo haha).
  • DSLR profissional: canon EOS 1D e nikon D4.

Mas como escolher uma câmera digital?

Como eu citei antes, pense, repense e reflita sobre o seu foco na fotografia. Tenha em mente se você quer fotografar de vez em quando, apenas por diversão ou se quer ter a fotografia como um hobby contínuo, como amor.  Já na blogosfera e afins, a câmera é muito importante, né? Pense sobre o quanto você usa a câmera e o quanto você usaria. Eu sou suspeita, pra tudo uso fotografias, mas existem pessoas que não gostam tanto. Tudo varia! Lembre-se de que é sempre possível fazer uma foto boa, independente do aparelho que você estiver utilizando, esses dias mesmo fiz um post sobre como fotografar melhor usando a câmera do celular. Quem comanda o clique é o fotógrafo! Apesar disso, investir em algo pro seu trabalho é sempre uma boa, então não descarte a ideia de investir em um equipamento fotográfico!
 
A melhor câmera é a que está com você quando você precisa. Se você é um fotógrafo casual e não necessita de imagens em altíssima qualidade, não é necessário uma câmera superior a 18 megapixels. Caso contrário, opte por uma com maior número megapixel, assim você terá maior qualidade na fotografia digital e também revelada! Pra quem quer aprender mais sobre fotografia mas já quer ter uma câmera boa, uma DSLR de entrada é uma ótima opção! Pra quem deseja gravar com a câmera, escolha uma DSLR de entrada que filme em Full HD 30p COM entrada de microfone externo. (Canon é uma boa pedida nesse quesito). “Como escolher uma câmera digital” é apenas o primeiro post de fotografia para iniciantes, fiquem atentos!
Agora que você já entendeu como escolher uma câmera digital, leia mais sobre fotografia na categoria do blog!

(Visited 37 times, 1 visits today)

Sobre o Autor

Gaúcha, 18 anos, estudante de fotografia, louca por seriados e apaixonada pela arte. Quer saber mais sobre mim e o blog? Clique aqui

Postagens Relacionadas

Facebook

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *