Responsive image

27/04/2017

4 regras básicas de composição fotográfica

A composição na fotografia trata-se da organização de elementos em uma fotografia. Desde como você enquadra uma cena através da tela do celular, do lcd da câmera ou do próprio visor até as linhas que se ordenam e trabalham na sua fotografia.  A forma como você compõe uma foto diz muito sobre você, seu objetivo para aquela fotografia e pode gerar inúmeros significados para cada pessoa. Existem algumas regras de composição fotográfica que podem nos guiar e ajudar a acertar, porém elas não são obrigatórias!

4 regras de composição fotográfica que irão te ajudar

A fotografia se trata menos sobre que você captura e mais sobre como você captura.

1 – A regra dos terços

A regra dos terços é a regra mais conhecida e utilizada, o  seu objetivo é a captação de uma imagem equilibrada e interessante. É um exercício visual no qual o fotógrafo divide mentalmente o cenário visto em três terços horizontais e três terços verticais, porém, para praticar, você pode acionar essas “linhas virtuais” no lcd da sua câmera e também no celular.

Regra dos terços composição fotográfica

Como utilizar: o segredo da regra dos terços é encontrar os pontos em que as linhas se encontram,  são nesses pontos em que seu foco principal na imagem “deve” ficar localizado para criar uma boa composição. Estudos indicam que quando alguém olha a sua fotografia, foca primeiro e mais depressa nesses pontos do que para o centro da fotografia. A regra dos terços, então, é uma prática para você não centralizar sempre as suas composições.

Dica de composição fotográfica: no caso de pessoas e objetos, procure posicioná-los num desses quatro pontos, já no caso de paisagens, posicione-as no topo ou no fundo das linhas. O resultado é uma imagem mais natural e atrativa ao olhar. Teste, você vai perceber a diferença.

2 – A regra do espaço

A regra do espaço (the rule of space) não é tão conhecida como a regra dos terços, porém é muito utilizada por vários fotógrafos e muitas pessoas a utilizam sem saber que estão. Esse tipo de composição fotográfica existe para que seja criada uma sensação de movimento, atividade ou conclusão na sua fotografia.

regra do espaço composição fotográfica

A regra envolve a criação de espaço negativo que se relaciona diretamente com o seu assunto fotografado. Por exemplo, na fotografia acima, o gato está olhando para o lado, nos deixando curiosos para saber o que está acontecendo, já que esse espaço negativo que envolve a imagem cria essa sensação e impacto.

Além desse impacto, a regra pode ser utilizada para fotos com sentido de movimento como na fotografia abaixo. Nessa fotografia, a regra funciona pois cria senso de movimento. O espaço em frente ao ciclista combinado com o fato de que estamos olhando para a bicicleta transmite movimento e perspectiva, e nos deixa saber que a moto está em breve em seu caminho para baixo.

regra do espaço composição fotográfica 2

fotografias: lightstalking

3 – A simplicidade

A regra da simplicidade é simples, direta e clara. Como o nome diz, nessa regra buscamos a simplicidade na fotografia que iremos fazer, já que manter as coisas simples é, às vezes, a melhor maneira de se obter uma boa foto. Procure fundos sem complicações e tente se concentrar em manter objetos fora da imagem que podem chamar a atenção para longe de seu assunto.

Dica: se o seu assunto principal está perto da lente, então seu fundo deve ser muito simples, a fim de evitar distrações. Outra boa ideia é evitar objetos ou linhas que levam o olho longe do seu assunto principal.

regra simplicidade composição fotografica

foto de Khalid Al-khater

4 – As linhas principais

As linhas principais servem para levar o olhar de quem está olhando a fotografia de forma natural ao assunto ou foco da imagem. A linha principal pode levar o olhar para qualquer lado ou profundidade da foto que você ordenar na fotografia. No exemplo abaixo, uma simples foto de uma ponte, mas que ao ser fotografada, cria por si só a linha principal que dirige o seu olhar para o horizonte.

linhas principais composição fotográfica

Dica: use as linhas principais para guiar o espectador na cena. Você quer que o seu espectador foque na sua cena/fotografia e não fora dela. Além disso, saiba que  “a linha horizontal induz uma sensação de calma, enquanto que uma linha vertical representa a força. As linhas diagonais podem ser muito interessantes uma vez que representam energia.” – trecho retirado de 5 dicas para usar linhas principais.

E como utilizá-las? Sabendo olhar antes de clicar. Pare, observe, olhe e analise. Teste ângulos, formas de fotografar, deite, role no chão…nunca se sabe de onde sairá uma ótima composição fotográfica!

 A composição na fotografia tem regras e são essas que nos guiam no início, porém elas não são – e nem tem que ser – obrigatórias, já que depois de aprendermos o básico, podemos nos libertar. “Conheça as regras da fotografia, domine-as e só então deixe-as de lado” – foi com essa frase em uma palestra que eu entendi que a importância de libertar o olhar e criar fotografias com composições “Não-comuns” é tão grande quanto a de entender as regras.

Leituras importantes:  O olhar na fotografia e 10 lições sobre fotografia para 2017

(Visited 197 times, 1 visits today)

Sobre o Autor

Gaúcha, 18 anos, estudante de fotografia, louca por seriados e apaixonada pela arte. Quer saber mais sobre mim e o blog? Clique aqui

Postagens Relacionadas

Facebook

Comentários

  1. Lara Kneip disse:

    Aaah, já conhecia todas essas e acredito que a que eu mais uso é a regra dos terço mesmo, mas é o que você disse…aprender, dominar e depois se libertar. Não fico presa a nenhuma dessas regras, mas quando preciso é bom conhecê-las.


    Relíquias da Lara

  2. Daiana Fant disse:

    Gente, eu adoro fotografia! Sou apaixonada e amei seu post com essas dicas maravilhosas. É muito bom para poder melhorar e testar mais. Amei muito o post, ficou sensacional e explicadinho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *