Responsive image

01/08/2018

Turismo Sustentável: como viajar de forma consciente

Sabemos o quanto é positivo para uma região turística a movimentação que o turismo pode causar. É bom para os visitantes, para a economia e principalmente para a comunidade local que espera que o turismo valorize a cultura da região e reduza os problemas como a pobreza e o desemprego.  O turismo sustentável é o ato de causar sempre o menor impacto na cidade que se visita.

turismo sustentável

Em termos gerais, o turismo sustentável é o ato de contribuir sempre pela preservação dos lugares que visitamos, da cultura e história geral de forma consciente para que daqui alguns anos tenhamos a certeza de que poderemos continuar visitando esses lugares e encontrando suas belezas e culturas preservadas.

É importante lembrar que para que o turismo sustentável seja efetivo, coletividade e desenvolvimento são pilares importantes e que devem ser ensinados à todos.

Por isso, o turismo sustentável, assim como tudo, é uma via de mão dupla e de nada adianta os turistas e visitantes se engajarem se os empresários locais não se engajarem e entrarem de cabeça em projetos que visem impulsionar o turismo sustentável nessas cidades. A educação e a criação de projetos sociais para as regiões turísticas também são importantes para impulsionar a conscientização das pessoas.

A valorização do nosso Estado e da nossa cidade também são atos que podem diminuir os impactos ambientais e que podem impulsionar o desenvolvimento local e nos surpreender muito.

Mas aí você vai se perguntar: como posso gerar menos impacto nas cidades que visito? 

Uma das melhores maneiras de conhecer bem o destino que se está visitando é conhecer de perto seus costumes e a cultura local, por isso aqui vai uma dica valiosa: consuma produtos da região. SIM! É uma baita dica porque além de valorizar os comerciantes e produtores da região você consome produtos mais saudáveis e sem tanto agrotóxico.

E aqui selecionei algumas dicas básicas e bem simples na hora de optar pelo turismo sustentável:

  • – Quando for possível visite lugares onde você não precise usar o carro o tempo todo.
  • – Procure consumir produtos locais e a vivenciar a rica cultura do seu destino de viagem.
  • – Os produtos da região são sempre uma boa opção para se aproximar mais da cultura local. Experimente!
  • – Leve sempre com você sacolas e garrafas de água que você possa reutilizar, assim você evita o grande acúmulo de plásticos.
  • – Mantenha os lugares por onde você passar sempre limpos, carregue com você sempre sacolas reutilizáveis para guardar o lixo durante os passeios e depois separe e descarte-o corretamente.
  • – Viva e aprecie a natureza, mas nunca interfira nela. Tá bom?
  • – Evite sempre desperdiçar água e energia.
  • – Você sabia que malas leves gastam menos combustível dos aviões? Pois éé! Então procure viajar só com o necessário e com malas menores!
  • – Respeite sempre os animais nativos. Respeite o limite deles!
  • – E por último, PESQUISE E SE INFORME sobre o Turismo Sustentável quando estiver programando a sua próxima viagem de férias, combinado?

Quanto mais se falar em turismo sustentável, mais essa ideia se dissemina e mais pessoas se conscientizem e passem a usar práticas mais sustentáveis.

leia tambem: o que são os objetivos de desenvolvimento sustentável?

O post acima foi escrito e desenvolvido por Helena de Oliveira, colaboradora do blog e publicitária! Para conhecer mais sobre o trabalho dela, clique aqui e aqui.

(Visited 37 times, 1 visits today)

Sobre o Autor

Gaúcha, 19 anos, vegana e em busca de uma vida mais leve e sustentável para todos! Estudante de fotografia e moradora de Porto Alegre - RS. Quer saber mais sobre mim e o blog? Clique aqui

Postagens Relacionadas

Facebook

Comentários

  1. Thai Martins disse:

    Não sei se entra como turismo sustentável, mas acho legal participar de projetos nos lugares onde visitar.
    Algumas ONGs e projetos sociais, ambientais, etc, trocam trabalho voluntário por hospedagem e às vezes alimentação. Acho que é um jeito bacana de contribuir, de economizar na viagem e também de aprender mais sobre o lugar que você está conhecendo!

    1. Liz Chollet disse:

      Ótima ideia! Super verdade, quanto mais conseguirmos colaborar e contribuir com a economia local, melhor <3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *