Responsive image

26/08/2017

Gravurando: consumo consciente e trabalho artesanal

O consumo consciente está presente em inúmeras esferas do nosso dia-a-dia: na maneira com que nos relacionamos com a moda e consumo de roupas, como pensamos e refletimos para consumir no geral…mas existe uma maneira de pensamento que vai além apenas do que consumimos, é a de quem consumimos. Aliando as duas coisas, podemos ir além no consumo consciente. A preocupação e carinho de saber de quem estamos consumindo, de que maneira essas pessoas produziram e a certeza de que foi feito com muito cuidado, amor e preocupação com a sustentabilidade. O trabalho artesanal nos aproxima de pessoas, ideais e cultura. É com esse ideal que surgiu a Gravurando.

trabalho artesanal e consumo consciente

Arte, design e criatividade: conheça o trabalho artesanal da Gravurando

A Gravurando é uma marca Porto-Alegrense que cria e produz cadernos, sketchbooks, planners, álbuns (e ainda mais) e que mistura técnicas artesanais de impressão e encadernação. Além de ser uma marca com foco no trabalho manual e no movimento Compre de Quem Faz, é de Porto Alegre e se encaixa totalmente no movimento de consumir de produtores locais. Eu já acompanhava o trabalho da Fran e de sua mãe, Katia, através do instagram, mas quando conheci o ateliê de pertinho e pude ver pessoalmente o trabalho, me encantei de verdade.

Foi há um ano e meio atrás que Fran, que faz a arte e as gravuras, e Katia, que faz as costuras, perceberam que poderiam expressar seus sentimentos e sua conexão de mãe e filha através da produção de gravuras, artes e na costura dos cadernos. A partir desse sentimento expressado, elas desejam inspirar, incentivar a criatividade e a expressão. Desde então, participam de feiras de arte e produtos artesanais – como a Open Feira de Design, vendem online e dão cursos muito legais! Tem oficina de criatividade, de encadernação e para aprender a fazer mini álbuns!

O nome Gravurando faz referência a uma técnica muito utilizada pela Fran na criação da arte de cada caderno, a Linoleogravura. A gravura em relevo é feita no linóleo, um  material clássico para isso. Desse modo, o trabalho artesanal feito em cada caderno se torna único e é muito, muito bonito. Leia mas sobre a Gravura clicando aqui!

trabalho artesanal gravura

O consumo e produção consciente se dão através da escolha do tipo de papel que é utilizado nos cadernos, já que, como a Fran me explicou, o papel branco fica nesse tom porque passa por vários químicos que depois, na decomposição do mesmo, vão afetar – e muito – a natureza. Um tipo de papel muito utilizado por elas é o Kraft, que no processo de fabricação recebe bem menos produtos químicos e não passa pelo processo de branqueamento, por isso ele tem a cor parda natural.

Elas também tem o cuidado de comprar de fornecedores que tem uma área fechada de plantio (e replantio) das árvores para a extração, ou seja, não ocorre o desmatamento de inúmeras áreas. Além disso, não é utilizada a cera de abelha para a encadernação, é totalmente cruelty-free! Em relação a utilização de materiais, os recursos são utilizados ao máximo, sem produção de lixo em excesso e com cuidado. Olha só que costura mais linda! Trabalho artesanal é incrível!

trabalho artesanal costura

Apesar de ser ótimo estimular que usemos os produtos ao máximo, seja uma peça de roupa ou um caderno artesanal, sabemos que em algum momento o produto ou a peça podem ficar parados em casa, o que acaba sendo ruim por estimular o acúmulo. Sendo assim, é muito melhor que você descarte algo que tem mais facilidade e menor (ou nenhuma) chance de prejudicar a natureza do que descartar algo totalmente tóxico. Por isso a importância de saber o que você está comprando, o que foi utilizado e como vai ser depois. Outro cuidado que a equipe Gravurando tem é de ter valores acessíveis para que todos possam adquirir produtos com o ideal proposto. Os valores variam de R$25,00 a R$60, é bem acessível e justo!

Para conhecer mais sobre a Gravurando, acesse as redes sociais! Você pode adquirir os produtos e cursos através do site 🙂

Site Gravurando  | Blog Gravurando | Instagram Gravurando  Facebook Gravurando 

Me conte nos comentários o que você achou? Espero que tenham gostado e que inspire vocês a consumir de forma mais consciente e com amor!

Esse post é um Publipost feito com muito carinho e sinceridade!

 

(Visited 89 times, 1 visits today)

Sobre o Autor

Gaúcha, 18 anos, estudante de fotografia, louca por seriados e apaixonada pela arte. Quer saber mais sobre mim e o blog? Clique aqui

Postagens Relacionadas

Facebook

Comentários

  1. Anakinha disse:

    Que lindeza de trabalhooo! Além de lindo é consciente, isso é ótimo <3 Me interesso muito por produtos consciente que visam preservar a natureza, mas infelizmente tenho pouco acesso a eles 🙁 maravilhoso seu post!

  2. Mi Tavares disse:

    Olá, tudo bom?
    Adorei o produto!! Achei muito curioso e diferente.
    Beijos
    5 O’clock Tea

  3. Laura Nolasco disse:

    AMEEEI!
    Amei os produtos e todo o cuidado pra ter um trabalho que respeite ao máximo o meio ambiente. Tô apaixonada!
    Já abrindo todos os links delas pra seguir!
    Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *