Responsive image

06/08/2017

Desafio 1 look por uma semana | o que é e como começar

Há umas semanas tenho postado muito no instagram sobre moda consciente e sustentável, além de estar experimentando a Roupateca Rêver. Foi a partir dessa minha vontade de repensar o meu consumo e uso de moda que descobri o desafio 1 look por uma semana, o qual é um desafio proposto pela Lilian Pacce e pela Fê Cortez no Instagram. A ideia é escolher peças pra formar a base de um look e com o passar dos dias ir mudando os complementos (acessórios, chapéus, casacos, maquiagem, sapatos, etc).

desafio 1 look por semana

Desafio 1 look por uma semana

O objetivo do 1 look por uma semana é te fazer repensar o teu próprio consumo de moda e estimular a tua criatividade, afinal, a partir de um look base você tem que criar sete. Pode parecer difícil (ou até impossível), mas não é. A ideia é justamente te fazer aprender que roupas podem e devem ser repetidas, além de te ensinar a usar melhor as peças do teu guarda-roupa. Assim, utilizando mais as próprias peças, você não precisa comprar tantas peças.

As vezes compramos várias peças pensando que elas irão durar muito, mas elas realmente duram se ficar paradas no seu armário? Utilizar mais as suas roupas faz com que você entenda que comprar compulsivamente não faz bem para você e muito menos para o planeta (que é afetado na produção de milhares de peças e no descarte das mesmas). Acredito que o desafio possa mudar a mentalidade de muitos que até hoje não pararam para pensar sobre isso, já que é uma forma prática de refletir. Assim você não fica apenas na teoria de querer mudar e consumir de modo mais consciente: você vê isso de verdade, no seu dia a dia.

Uma dica que vi em outros blogs e sites é de deixar as roupas bem estendidas e em local que pegue sol e vento, assim a roupa “refresca”.

Inspirações e ideias de quem já fez

A Melody, do instagram @repeteroupa, escolheu quatro peças para montar muuuitos looks.

1 look por uma semana melody

A bruna, do instagram @repertoriocolorido, escolheu um vestido para fazer o desafio.

1 look por uma semana

Leia também: 7 marcas autorais para conhecer e investir no Slow Fashion

O meu desafio 1 look por uma semana

Defini hoje, 06/08, as peças base para fazer o desafio: calça jeans e o moletom Nuz, locado na Roupateca Rêver (Porto Alegre). O meu desafio vai ter um “Q” diferente, pois esse moletom é uma daquelas peças que se transforma em várias (como tenho falado no meu instagram). Portanto, o meu desafio vai ser aprender a utilizar o moletom de formas diferentes e assim mostrar para vocês como a Nuz, marca slow fashion, propõe um consumo consciente. Além da #1lookporumasemana, irei utilizar a #eulizpector, assim vocês podem acompanhar sem perder nada! Começarei amanhã e vai ter foto todo dia, bem certinho!

Para entender mais ainda sobre o desafio e sobre repetir roupas, dá uma olhada nesse vídeo do canal “Menos 1 lixo”.

 Quero saber quem vai começar comigo! Uma semana de desafio, diversão e criatividade para incentivar o consumo consciente. Vamos?

Acompanhe em @eulizpector no instagram e na página Lizpector <3

 

(Visited 183 times, 1 visits today)

Sobre o Autor

Gaúcha, 18 anos, estudante de fotografia, louca por seriados e apaixonada pela arte. Quer saber mais sobre mim e o blog? Clique aqui

Postagens Relacionadas

Facebook

Comentários

  1. Paola Costa disse:

    Que máximo Liz! Me lembro de te ver com uns looks usando as mesmas peças, mas vou fuçar o teu insta de novo pra ver como ficou o resultado! O que eu costumava fazer (que é quaaaaase isso) era montar uns looks e tirar foto assim que eu comprava uma peça de roupa nova, pq daí quando eu estivesse na dúvida era só olhar as ideias salvas na galeria. Eu parei de fazer, mas acho que vou voltar! Inclusive, vou tentar fazer esse desafio pq achei simplesmente genial!!!

    Beijos!

  2. Sthefani Monteiro disse:

    Isso é simplesmente genial <3 Já tinha escutado falar sobre, mas nunca pesquisei a fundo. Amei o post e esclareceu muito bem como funciona. Adorei os looks que você fez, ficaram maravilhooosos <3 Muitas vezes não pensamos em todas as chances que podemos criar né.

  3. Acho muito legal e importante este tipo de desafio. Já dei até uma dica estes dias lá no blog de look com sobreposição, muita gente faz com blusa por baixo do vestido, mas eu fiz o inverso e ficou bem legal. Já usei vestido com saia tbm, da para fazer muita combinação e sobreposição, para reutilizar as roupas. Beijos

  4. Ella Jardim disse:

    Que ideia maravilhosa!!
    Eu já tinha visto outras ideias parecidas em outros blog e acho super válido isso de repetir roupa mesmo, antigamente eu era muito presa a isso, de ‘fulano já me viu com essa roupa, não posso usar de novo’. Hoje em dia eu nem ligo mais. Outra coisa que esse tipo de projeto ajuda é entender a importância de ter roupas básicas em casa porque eu, como amadora de estampas, só tinha coisa florida, geométrica etc. Agora já aprendi a ter pelo menos algumas peças neutras porque ai dá pra brincar com outras roupas do armário <3
    Vou lá no seu insta ver suas combinações, viu?

    Beijos!!

  5. Laura Nolasco disse:

    Ameei o desafio, vou adorar acompanhar!
    Eu não entro nesse desafio porque COM CERTEZA não ia conseguir fotografar – a vida de só sair de casa a noite e ficar o dia todo sozinha.
    Mas toda vez acho engraçado esses desafios: eu uso as mesmas roupas o tempo inteiro. No inverno então… Tenho 4 camisas de manga comprida que AMO. E umas outras 3 que não gosto tanto mas uso quando as 4 tão sujas. Esses 3 meses de frio em BH foram inteiros com essas 7 blusas, e eu nem penso nisso sabe? É o que tenho, é o que gosto, é o que uso. Até pensei em comprar umas camisas novas porque o inverno esse ano aqui tá durando muito mais tempo que o normal, aí já tava enjoando… Mas no fim nem precisou, o frio tá aos poucos se despedindo e já tá dando pra usar minhas blusas não tão quentinhas.
    Vou ver se em alguma semana consigo fazer o desafio, é interessantíssimo mesmo!
    Beijos!

  6. Oi Liz! Ah que desafio mais incrível! Eu não sabia da existência dele (shame on me, porque sou estudante de moda e deveria ficar ligada nessas coisas rs). Acho muito importante falarmos cada vez mais sobre um consumo mais consciente e nos preocuparmos não apenas com a qualidade daquilo que usamos (o que é super importante), mas também com quem fez e os impactos que esse consumo desenfreado gera no nosso ambiente.
    Eu estava pensando em fazer uma série de posts no meu blog tipo, “uma calça sete looks”, mas achei esse projeto tão mais legal que estou pensando seriamente em aderir à ele também kkk (ou talvez eu faça os dois, a proposta é parecida afinal) Ah e vou adorar acompanhar o seu desafio. Beijão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *