Responsive image

22/06/2017

Dicas para fazer auto retratos – acerte na fotografia

Uma das coisas que me fez perceber o quanto amo a fotografia foi a questão de me fotografar. Lá no meu início, quando ainda usava uma Nikon SuperZoom e não podia girar a tela para mim, nem pensava em utilizar um espelho para ver como eu iria sair na foto, eu apenas fazia. O que eu queria era fotografar, tentar, experimentar. E, por isso, sempre achei muito “mágico” poder se auto fotografar, poder se fechar em um quarto e criar fotografias poderosas apenas com uma câmera e…você mesmo. Hoje, os auto retratos são um dos meus focos na fotografia e a minha maior maneira de expressão, portanto resolvi trazer dicas para fazer auto retratos, aquelas que mais me ajudam e facilitam o meu fluxo de trabalho.

Quer entender como escolher a sua câmera fotográfica?   

dicas para fazer auto retratos

Dicas para fazer auto retratos

Saiba bem o que você quer passar

Antes de começar a fotografar, saiba qual o seu objetivo com os auto retratos: são “selfies” para redes sociais? fotos expressivas? artísticas? o que você quer passar ou causar? O auto retrato pode ir de uma simples foto sorrindo até uma fotografia super expressiva e impactante. Sabendo o que você quer, torna-se mais fácil definir o restante para fotografar.

Escolha bem o cenário e trabalhe na composição

É primordial escolher bem o local que você vai fotografar, mas isso não significa que você tenha que locar um espaço ou procurar uma praça para fazer auto retratos, e sim que você deve saber escolher um cenário bacana dentro da sua proposta, mesmo que seja dentro do seu quarto.  Na foto acima, por exemplo, eu quis focar na minha expressão, então tudo o que eu precisei foi de um espelho na minha estante. Note que eu não centralizei o espelho porque acho que isso mudaria totalmente o significado da foto e/ou o impacto da mesma, saiba trabalhar a composição dos seus auto retratos, tire vários de maneiras diferentes e entenda como funciona para você.

Dicas para fazer auto retratos: Estabilize a câmera 

dicas para fazer auto retratos

A estabilidade da sua câmera é um pré-requisito para qualquer tipo de fotografia, porém somos mais acostumados a estabilizar ela nas nossas mãos, certo? O que acontece é que em auto retratos não poderemos segurar a câmera, já que somos os fotografados. Então, você pode usar um tripé (como nesse meu auto retrato) ou estabilizar a câmera em uma estante, em cima de uma pilha de livros, mas tome cuidado com o que a câmera está captando, muitas vezes pode “pegar” um pedacinho da estante ou livro, ajuste bem e voilá! Você tem uma câmera prontinha para ser usada.

Vá de foco manual

Ok, você escolheu o cenário, sabe o que quer transmitir no auto retrato, agora: não esqueça de conferir pelo LCD da câmera se está “pegando” bem o local/área que você quer (pode dar um clique para testar!). Para focar, escolha o foco manual! Isso vai te assegurar que o foco ficará exatamente aonde quer. Para testar e acertar o foco, o truque é colocar um objeto no local que você vai estar quando for se fotografar – e então fazer a focagem manual nele. Prontinho! 

Eu fotografo muito com a 50mm, lente mais fechada e que causa maior desfoque. Nessa foto abaixo, foquei no espelho menor (atrás é um espelho grande).

dicas para fazer auto retratos

É hora de clicar! Timer ou Controle Remoto Disparador?

Fotografar sozinho levanta a questão: como vou clicar? A maneira mais comum é utilizando o timer da câmera, a maioria delas tem de 10-20s para você clicar, ir para o local da foto (ou seja, aonde o objeto anterior foi focado) e esperar. Eu uso o timer de 10 segundos e me dou super bem, porém sei que a alternativa do controle remoto  disparador para câmeras é muito mais útil e facilita demais, já que com ele você pode se posicionar, se ajeitar e clicar apenas quando estiver pronto para a foto, sem a correria do timer. Os controle remotos simples custam na faixa de R$30, podendo variar dependendo da marca e tecnologia.

Outras dicas para fazer auto retratos e arrasar!

Fazer auto retratos é uma maneira maravilhosa de aprender mais sobre a sua câmera e sobre si mesmo. Além disso, é um exercício de paciência e erros e acertos. Lembre-se que vai dar muito errado, principalmente no início, porque é algo bem mais complexo e experimental, porém, também dá muito certo. É errando que aprendemos e na fotografia isso se aplica muito!

Busque inspirações! Pinterest, We Heart It, “exemplos de auto retratos” no google, grupos sobre fotografia…e se jogue! O mais bacana de auto retrato é poder explorar a sua capacidade na frente de uma câmera e perceber o quanto você vai se soltando com o tempo, então: só vai! 

Não esqueça da pós-produção. Como não estamos com o olho na câmera, não podemos controlar tudo para que a foto saia “perfeita”, então não esqueça do tratamento dos seus auto-retratos, um simples corte diferente pode mudar muito e um tratamento X ainda mais. Nessa imagem abaixo, por exemplo, criei um tríptico com três fotografias que sozinhas não tinham a força que tem juntas.

Leia também minha reflexão sobre “expressão e autoconhecimento em forma de auto retratos”

dicas para fazer auto retratos

E aí, você gostou? Aprendeu com o post? Espero que essas dicas para fazer auto retratos estimulem vocês e que ajudem! Para ver mais dos meus auto retratos, me acompanhe nas redes sociais: @eulizpector e Lizpector

Outros posts sobre fotografia que podem te interessar!

– 4 regras básicas de composição fotográfica

– A importância do olhar na fotografia

– 10 lições sobre fotografia para 2017

(Visited 129 times, 3 visits today)

Sobre o Autor

Gaúcha, 18 anos, estudante de fotografia, louca por seriados e apaixonada pela arte. Quer saber mais sobre mim e o blog? Clique aqui

Postagens Relacionadas

Facebook

Comentários

  1. Que dicas incríveis, amei <3 o meu único problema em coloca-las em prática é a ausência de câmera, tenho um celular bem bom para fotos, mas preciso de um disparador, pois o timer dele funciona só na frontal e é de 5s.

  2. Yuri S disse:

    Que post maravilhoso! Sem dúvidas meu maior desafio na fotografia é tirar auto retratos… eu sempre quero e nunca consigo que saia do jeito que eu quero. Minha câmera é um super zoom e isso dificulta muito minha vida pois é tudo no automático, não dá pra fazer nada manual :/ Mas eu faço o possível pra conseguir uma foto legal.
    http://www.sextadimensao.com/

  3. Carol Rocha disse:

    Liz! Eu salvei esse post ou esse post me salvou? Eu amo fotografia apesar de estar a bastante tempo sem fotografar por não ter câmera e meu celular estar todo zuado. Mas acho fotografar um ato tão incrível, tão delicada! Sou apaixonada mesmo.
    Adorei as suas dicas, com certeza vão me ajudar super. Eu sempre ia na intuição e depois dava um jeito kkkk de uns tempos pra cá que tenho procurado ler mais sobre isso que tenho aprendido um pouco.
    Já salvei o post para usar como referência!
    Beijos!

  4. Adorei as dicas Liz! Acho que a principal delas é olhar mtas referências, acho que isso ajuda mto. Sem contar que estar num dia inspirado faz toda a diferença também né!??! Vc arrasa nas fotos! Parabéns!

  5. Kelly Mathies disse:

    Eu adorei as dicas do teu post <3 Tenho uma dificuldade imensa para me fotografar por conta própria, acho que justamente por não saber, não ter essa noção de que preciso ter um objetivo em mente. Sempre vou no mais do mesmo e esqueço de sair da rotina e testar novos ângulos, novas possibilidades. Mas preciso aprender. Aliás, as fotos do teu post tão incríveis.

  6. Helena Krauel disse:

    as fotos ficaram incríveis!

  7. Quero muito fazer fotos lindas assim, mas nunca tento por não achar cantinhos legais em casa, ou não saber ser criativa o suficiente com eles.
    Meu celular até que é bom, mas tb quero muuuuito uma câmera pra fazer esses cliques mais poéticos que tanto amo ver.

  8. Amei a forma que construiu o post, a forma que escreveu e distribuiu as fotos e ainda todas em preto e branco.
    Eu até tento tirar algumas fotos minhas, mas a maioria me desagrada, não sei se pela autoestima baixa ou pq ficam ruins mesmo.

    ps.: eu amei o primeiro espelhinho que você usou e estou louca por um desse.

    Beijão

  9. Ai que dicas maravilhosas! Anotei. Eu amo me fotografar e sempre procuro inspirações, principalmente relacionado a cenários. Adorei msmo. Parabéns pelo post. Bjoos

  10. Laura Nolasco disse:

    ADOREEEI esse post!
    Eu já tentei muito, mas sempre perco a paciência- quando consigo focar/enquadrar da forma que quero, não sinto que consigo passar a expressão que queria ou não me sinto bem com a foto… Aliás, tem sido difícil me sentir bem em fotos no geral ultimamente, preciso mudar isso.
    Vou tentar seguir suas dicas e fazer uma sessãozinha de auto-retrato <3
    Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *