Responsive image

24/07/2016

Dicas para fotografar com o celular | fotografia de bolso

Fotografar não se trata de ter uma boa câmera, todas as lentes bacanas no mercado e muito menos em ter um “equipamento grande”. Se trata, sim, de saber dominar o seu equipamento e conseguir captar aquilo que você vê e quer transmitir para os outros. Hoje, muitos celulares tem câmeras incríveis – e outros nem tanto, porém sempre podemos dar um jeitinho, até porque…quem faz a foto é o fotógrafo! Nesse post, trago algumas dicas para fotografar com o celular.
dicas para fotografar com o celular

Dicas para fotografar com o celular

 Evite usar o zoom

Geralmente o recurso diminui a qualidade da imagem, então se você precisa fotografar mais de perto: aproxime-se. Alguns celulares possuem o recurso Zoom muito bom, mas é sempre bom tomar cuidado, é melhor aumentar o zoom em editores no computador do que arriscar perder a qualidade da sua foto. Além disso, quanto mais zoom você der, menos você poderá cortar a foto depois (sem perder a qualidade)

Tente de vários ângulos

Mude a sua posição perante à cena ou objeto, mude a posição do objeto…diferentes ângulos vão te dar diferentes resultados e dimensões de luz. No final, terá várias opções. Além de praticar o seu olhar fotográfico e dominar o seu aparelho!

Dicas para melhorar os seus retratos

Existem várias gambiarras de rebatedor que são super simples e melhoram super a foto. Você pode usar uma placa de isopor ou um protetor solar pra carros (os que rebatem a luz do sol!). É só posicionar um pouco abaixo do(a) modelo e a luz vai projetar nele. Assim, seu retrato vai melhorar muuito, olha só:

                                         dicas para fotografar com o celular
 Aprenda diferentes gambiarras de refletor
Procure boa iluminação

Acredito que a luz é a resposta para fotografia de celular. Perceba que quando você fotografa em dias de sol, a qualidade é muito maior do que em fotos com luz de dentro de casa. Quanto menos luz, mais granuladas serão as imagens, então sempre procure ambientes claros e disponha o objeto (ou pessoa) a ser fotografado sempre de frente para a luz, nunca de costas. Fotos externas, em dia de sol são sempre uma boa. Em casa, abra as janelas, acenda as luzes…vá testando! As vezes temos fontes de luz super legais em casa e nem percebemos. Por exemplo, eu adoro fotografar com luz de abajur!

Use a configuração de estabilização
Se em câmeras profissionais é normal dar “aquela tremida”, em celular é muito mais, é bem difícil segurar firme um celular e clicar no botão de disparo. Portanto, acione essa configuração que se localiza na própria câmera do celular. O recurso usa o acelerômetro do telefone para medir os “tremores” e faz com que você só tire foto quando estiver estável o suficiente. Apesar de as vezes ser meio chatinho, é bem útil.
Tome cuidado com a lente do seu aparelho

 A facilidade do telefone é poder leva-lo pra todo lugar, automaticamente ele está sempre em contato com poeira, o tecido do nosso bolso e mesmo com a gordura do nosso dedo. Tais coisas podem deixar a lente suja e nem sempre percebemos, sempre limpe e tenha cuidado! Não esqueça de usar um pano limpo.

Dicas para fotografar com o celular | Aplicativos para fotografia

Existem muitos aplicativos capazes de, com a edição, transformar a sua fotografia em outra. Eu gosto e indico muito o próprio editor do instagram, acho ele bem completo, porém conheço e uso outros mais complexos, é claro.

  • Photoshop Express: é super completo e fácil de mexer, desde a iluminação até linha do horizonte, meu preferido e que percebo deixar a foto com bastante qualidade.
  • Handy Photo: oferece a possibilidade de corrigir e melhorar suas imagens de todos os ângulos possíveis, ele tem ferramentes exclusivas, é bem bacana.
  • Pixrl Express: é recheado de efeitos (+600) e retoques muito legais pras fotos.

Ajuste o ISO da câmera para fotografias a noite

O flash, apesar de as vezes funcionar bem, não é sempre a melhor opção pras fotos. Um simples ajuste no ISO pode ajudar e muito. Esse recurso é super importante pois  define a sensibilidade da câmera à luz. Quanto maior o número ISO, maior a sensibilidade da câmera, ou seja, faz com que entre mais luz e se essa configuração for a suficiente para a cena que você está fotografando, não precise usar o flash.

 Fundos simples

Para destacar algo ou alguém, escolha um fundo simples, sem muitas cores e texturas. A escolha do local é bem importante para a boa fotografia.

 Busque inspiração

Fotógrafos tem provado que é possível fazer o melhor com o mais básico. Busque inspiração em fotógrafos que usam telefone para fotografar, existem vários! Além disso, busque inspiração em fotografias. We heart, pinterest, instagram…inúmeras fontes podem te mostrar de tudo!

Espero mesmo que tenham gostado dessas dicas para fotografar com o celular e que façam uso de alguma dica! Se tiverem mais dicas, deixem nos comentários, sempre bom conhecer técnicas novas. E se quiserem, me mostrem suas fotos <3
dicas para fotografar melhor com o celullar

 

(Visited 226 times, 1 visits today)

Sobre o Autor

Gaúcha, 18 anos, estudante de fotografia, louca por seriados e apaixonada pela arte. Quer saber mais sobre mim e o blog? Clique aqui

Postagens Relacionadas

Facebook

Comentários

  1. Cassiane disse:

    Nossa eu amei muito o Post já vai para as minhas listas de dicas pois tenho dificuldade de tirar fotos enorme um super beijo ❤

  2. Eu sou apaixonada por fotografia, e sempre me dedico muuuuito nas fotos que eu tiro, seja com a câmera da semi profissional ou do celular. E são nessas dicas simples que se compõe uma boa foto!

  3. Malu Silva disse:

    Tô sempre atrás de dicas pra tirar fotos com o celular, pois é a única camera que tenho… Adorei o seu post, as dicas foram ótimas <3 A que mais aplico são as dos fundos. Beijão!

    sorria sempre 🙂
    http://www.malusilva.com.br

  4. Isabel Santos disse:

    Ótimas dicas, a câmera do meu celular não é muito boa e por isso evito de tirar foto com ele, mas às vezes é bem mais prático! Vou tentar usar essas dicas.

  5. Dayane Dantas disse:

    Gostei das dicas, estou começando agora no mundo dos blogs e demoro muito tempo tirando as fotos, mesmo com uma câmera boa e um celular bom. Beijos.

  6. Dandara disse:

    Muito legal o post, nós que somos blogueiras estamos sempre precisando de dicas para tirar foto. Tem algumas que me ajudaram ! Obrigado beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *