Responsive image

25/06/2018

A Economia Colaborativa e a Era do Consumo Consciente

Estamos vivendo a era do compartilhamento, certo? A era do “é meu mas eu te empresto”. Mas você sabe como se chama esse fenômeno que está tomando conta do nosso dia a dia? Essa moda se chama Economia Colaborativa.

economia colaborativa

A Economia Colaborativa nos ensina que frente aos problemas sociais e ambientais que estamos vivendo uma solução muito eficaz para mudar essa realidade é substituir o acúmulo por compartilhamento.

E essa Era do Compartilhamento afeta diretamente a forma como negociamos e trocamos serviços em sociedade. Exemplos bem claros dessa troca são os serviços oferecidos por empresas como Uber e Airbnb.

Um dos fatores que favorece muito essa troca de serviços é o avanço da tecnologia que torna possível que a economia colaborativa não pare de crescer. 

O legal da economia colaborativa é que ela faz com que o centro do negócio se torne o compartilhamento, fomentando assim o consumo consciente e colaborativo entre pessoasAlém disso a economia colaborativa é uma forma de reduzir os custos já que possibilita ao invés da aquisição e compra desenfreada o compartilhamento e a troca de serviços.

Pensando nisso fui pesquisar um livro que falava um pouco sobre essa importante questão e me deparei com um que já está na listinha para ler: O Que É Meu É Seu: Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo é uma obra de Raquel Botsman que em 2010 nos presenteou com esse livro recheado de questionamentos sobre o assunto e que nos motiva a entender porque compramos algo que só vamos utilizar uma vez se podemos nos beneficiar muito mais usando o compartilhamento de produtos e serviços com outras pessoas.

Queria passar pra vocês também uma dica sobre onde aprender mais sobre Economia Colaborativa e pesquisando na internet encontrei um curso gratuito super bacana sobre Economia Colaborativa. O curso te ensina produzir, consumir e comercializar usando essa ferramenta que tá super em alta e que pode te inspirar a ter ideias construtivas e negócios saudáveis. 

Então procura pelo curso lá na Descola escola que você vai curtir!

E aí, o que vocês acham de começar a usar a economia colaborativa e ter a cada dia mais consciência sobre o consumo?

Escrito por Helena de Oliveira, colaboradora do blog! 

(Visited 15 times, 1 visits today)

Sobre o Autor

Gaúcha, 19 anos, vegana e em busca de uma vida mais leve e sustentável para todos! Estudante de fotografia e moradora de Porto Alegre - RS. Quer saber mais sobre mim e o blog? Clique aqui

Postagens Relacionadas

Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *