Responsive image

06/03/2017

Entenda a greve das mulheres, neste 8 de março

Não apenas uma greve local do Brasil, mas sim uma greve geral a nível mundial, a Greve das Mulheres ocorre nesta quarta-feira, 8 de março, e pretende abalar os conceitos tradicionais sobre os direitos das mulheres e mostrar que nós merecemos nossos direitos. Se você ainda não conhece muito sobre o movimento, está na hora de entender!

greve das mulheres 8 de março

8 de março – A Greve das Mulheres

Não é um protesto ou manifestação, é realmente uma greve. Nesse dia, as mulheres do mundo inteiro pretendem parar suas atividades para mostrar a todos como é um dia sequer para produzir, trabalhar, criar e viver sem elas, que vem lutando anos a fio para conquistar seus direitos básicos. A greve das mulheres tem inúmeras pautas de protesto, dentre elas, as mulheres estarão protestando contra o machismo, o feminicídio, a desigualdade, a violência contra a mulher e a exploração das mulheres no trabalho . O grande foco da greve é que todos os ambientes de trabalho e casas fiquem sem a presença delas, para que todos repensem a importância da mulher na sociedade.

O protesto é inspirado no grande Dia Livre das Mulheres, o qual aconteceu na Islândia em 24 de outubro de 1975, quando quase todas as mulheres do país deixaram seus trabalhos e casas para irem as ruas como forma de manifestação na luta por igualdade de salários e direitos entre gêneros. Felizmente, no ano seguinte a essa greve surgiu uma lei que garante igualdade entre os gêneros e assim o país passou a se transformar para melhor.

No Brasil, além de lutar contra a diferença entre gêneros e a violência contra a mulher, existe um motivo extra que está levando as mulheres à rua: o combate à reforma da Previdência, que vai ser muito ruim para as mulheres. Mariana Bastos, do movimento 8M (oito de março) aqui no Brasil, explica que “a reforma da Previdência iguala o tempo de contribuição entre homens e mulheres, ignorando o fato de que mulheres fazem historicamente dupla jornada de trabalho, e levam em média três horas a mais em serviço do que homens”.

O movimento vai acontecer em mais de 35 países e inúmeras cidades dentro de cada estado, ou seja, é um grande movimento. Particularmente, fico feliz demais por ver as mulheres percebendo a realidade na qual vivemos, a Greve das Mulheres é apenas o início da nossa revolução.  

greve das mulheres oito de março

Para entender ainda mais: O significado da Greve 8M  | O mundo sem mulheres | A convocação oficial para a Greve | Descubra o evento da sua cidade |  Site oficial do 8M no Brasil

 

 

(Visited 167 times, 1 visits today)

Sobre o Autor

Gaúcha, 18 anos, estudante de fotografia, louca por seriados e apaixonada pela arte. Quer saber mais sobre mim e o blog? Clique aqui

Postagens Relacionadas

Facebook

Comentários

  1. Não sabia dessa história da Islândia. Interessante! Infelizmente eu não pude participar no dia 8 da greve, mas de alguma forma tentei colaborar, mesmo que com um post na internet. Felizmente amigas minhas conseguiram ir <3
    Mas sobre a reforma da previdência, na minha opinião, tinha que diminuir tanto do homem quanto da mulher. Podemos ter jornada dupla histórica em casa, mas justamente aí que tem que mudar. Talvez diminuindo dos homens e das mulheres, com idades semelhantes, possamos então conseguir a igualdade de trabalho em casa também. Se não pode ser outra desculpa para os homens não ajudarem com as tarefas domésticas. Então acho que é um assunto delicado a ser pensado. Também teria que ler mais para embasar meu pensamento.
    Enfi, de qualquer forma, ótimo post 🙂

  2. Káh Souza disse:

    Não sabia dessa greve. Seu post vai ajudar muitas pessoas a enterem melhor como funciona, assim como eu que nem sabia que isso existia! ❤

  3. Eu vi no Facebook essa greve mas nunca me passou pela cabeça que seria algo a nível mundial… Muito show. Eu infelizmente estava no hospitalzinho fazendo uns exames mas vamo dale, hahah
    Muito importante, afinal é só na falta, infelizmente, que a presença se faz notada :/
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

  4. Luana Souza disse:

    Amo seus posts porque eles são sempre tão informativos e inspiradores <3

    Apesar de ter estudado muito em sociologia toda a luta das mulheres, não me lembro de ter sido citada tal greve. Acho que é mais que justo um dia de greve para que as mulheres possam reivindicar seus direitos.

    Ah, e feliz dia da mulher. Parabéns pelo post *-*

  5. Oie, tudo bem? Com o conhecimento, avanço da tecnologia, e o excesso de informações, muitas pessoas podem acreditar que há igualdade entre homens e mulheres, no entanto, em muitas situações ainda é visível e forte o preconceito. Dia 08 é uma oportunidade de lutar? Sim, porém devemos nos lembrar de igualdade de gênero todos os dias. Sempre buscando uma sociedade melhor. Beijos, Érika ^^

  6. Eu estava pensando em fazer um post sobre o 08 de março e sua importância e não sabia por onde começar, mas quando bati o olho no seu post eu pensei imediatamente que era esse tipo de post que um dia tão importante assim merecia. Seu post é inspirador, é lindo. Continue assim. ❤️

  7. Julie disse:

    Coisa linda esse protesto ♥ eu como sempre, amando seu post e me identificando com seu blog e suas palavras. É tudo feito com muito carinho por aqui e genuinamente desejo seu sucesso pois você merece demais!

  8. Lara Kneip disse:

    Eu já tinha visto o evento no facebook aqui da minha cidade, mas não tinha entendido muito bem como ia funcionar tudo, mas agora com teu post deu uma esclarecida de como vai rolar essa greve. Acho super importante esses eventos e espero que dê resultados!!

  9. Que incrível, não estava sabendo. Acho muito importante quando as pessoas vão atrás de seus ideais sem medo, é bem mais importante do que fazer textão no Facebook, e infelizmente muitos pensam ao contrário. Espero que toda essa greve tenha grande resultado.
    Ótimo post!

  10. Alisson Ellian disse:

    Amei o post!

  11. Kelly Mathies disse:

    Eu pouco sabia sobre a greve, até que comecei a ver algumas publicações nas redes sociais e parei para pesquisar sobre o assunto. Achei a ideia genial e é muito bom e gratificante saber que nós finalmente estamos nos unindo (de verdade) contra um monte de coisas ruins que afetam o grupo como um todo. É incrível saber que vamos poder vivenciar isso e fazer parte de uma pequena para os olhos alheios, mas gigante para a humanidade, mudança ♥ Por aqui eu não sei exatamente se vai ter, mas seria muito bacana poder participar.

  12. Thais disse:

    Eu adorei conhecer mais sobre isso! Parabéns pelo post, aliás seu blog é ótimo!

  13. Eu MEGA gostaria de aderir, mas o chefe vai ficar bravinho se eu não aparecer no trabalho, kkkk…. queria que as coisas fossem mais fáceis nesse sentido, olha que coisa mais incrível! Muitas pessoas ainda não entendem e fazem discriminação com nós mulheres, mas deixem eles um dia sozinho para ver a diferença….adorei o post!

  14. isabela ottoni marcelino disse:

    oi LIz!!

    acho legal demais você explicar sobre o que é e como vai acontecer essa greve das mulheres! tem muita gente que só lê frases ou ouve metade da história e sai falando coisas que não condizem com o objetivo e metas que essa paralisação propõe. gostei demais, acho que isso ajuda a criar nas mulheres mentalidade diferente sabe? para que elas possam se empoderar e não se rebaixar, se menosprezar, e muito menos aceitarem essas coisas!

  15. Hilda Machado disse:

    Eu não sabia, mas acabei de saber hahaha!!! É super interessante o post, bem informativo; Confesso que não tinha conhecimento a respeito dessa pausa mundial. Muitas mulheres farão como sua forma de protesto, mas acho que boa parte não fará devido a represália e o medo demissão ou algo do tipo. Ótima postagem! Beijocas!

    + Blog: http://sorriso-jovem.blogspot.com.br/
    + Fan Page: https://www.facebook.com/SorrisoJovemBlog/?ref=bookmarks

  16. Daniela Vaz disse:

    Eu não sabia nada desta greve, fiquei sabendo através do seu post =)
    Eu acho o gesto e a intenção maravilhosas, mas acho que a maior parte não vai fazer nada. Uma porque não sabem, outra por medo…. Mas esta era uma bela forma de comemorar o dia internacional do dia da mulher.

    Beijo.

  17. simone disse:

    Obrigada por compartilhar. Infelizmente não vou poder me ausentar muito do escritório. Mas vou parar por algumas horas e compartilhar nas redes a importância do movimentos. #todasjuntas #nósparamos
    Charme-se

  18. Carolina disse:

    Que baita post, Liz! Teu texto ta incrível, dando informações precisas e contando a história que tem de ser contada. Vem pro jornalismo comigo, haha! Obrigada por compartilhar com a gente esse post lindo de uma luta mais linda ainda 💖

    Beijos!

  19. Oi Liz, eu não sabia dessa greve. Achei muito legal! Mas acho que na minha cidade não vai ter, por ser uma cidade pequena. Greves e protestos aqui são raros :/
    Adorei seu post e estou amando ver que cada vez mais as mulheres estão dispostas a lutar por seus direitos.
    Beijoos!

  20. Milena disse:

    Liz, muito obrigada por ter feito esse post. Eu tinha ouvido falar dessa greve várias e várias vezes mas ainda não sabia muito bem do que se tratava.

    Fico muito feliz por poder presenciar uma greve tão grande assim, só mostra o quanto as mulheres do mundo todo estão se impondo e não mais escondendo suas vozes.

    Beijos <3
    literarizandomomentos.blogspot.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *