Responsive image

02/12/2016

A importância dos megapixels vai além da boa qualidade

importância dos megapixels

Definir a real importância dos megapixels é extremamente importante, já que esta é uma das poucas características na qual as pessoas prestam atenção em uma câmera ou aparelho celular e pensam que “quanto mais, melhor”, mas, será que isso é realmente verdade? 

Os megapixels se tornaram um mistério pois viraram a característica que define se as pessoas compram ou não tal aparelho, e isso aconteceu porque é muito mais fácil um vendedor comparar duas câmeras utilizando o número de megapixels que duas câmeras tem e, assim, utilizar a que tem mais como se fosse, de fato, a melhor em quesito de qualidade. Além disso, geralmente a câmera com maior número de megapixels é mais cara, e na nossa lógica do capitalismo, o que é mais caro, é melhor.

Tudo isso gerou esse grande mistério: muita gente não faz ideia do que eles são, mas foram construídos socialmente como os definidores para a compra de uma câmera. Eu tenho certeza que você já comprou um celular e analisou bem o número de megapixels da câmera dele ou já pensou em comprar o modelo competidor, aquele que tem a câmera com um número mais elevado. A lógica misteriosa dos megapixels é real.

Porém, ela não é apenas misteriosa – existe uma resposta, e não é exatamente o que imaginamos. O que forma megapixels são pixels, e um pixel é um pontinho de informação em uma fotografia. As fotos digitais são feitas de milhões de pequenos pontos. Isso significa que uma imagem de 10 MP contém aproximadamente 10 milhões de pixels, enquanto uma imagem de 18 MP contém 18 milhões de pixels. Mas…mais megapixels significa melhores fotos … certo?

É normal supor que uma câmera com um número maior de megapixels faça fotos com maior “qualidade”, afinal, uma câmera está capturando 18 milhões de pixels e a outra 12. A de 18 deve ficar melhor, certo? Não exatamente! A importância dos megapixels vai muito além de qualidade.

Enquanto uma foto que contém 18 milhões de pixels é fisicamente maior do que uma com 12 milhões, quando vistas e impressas em tamanhos pequenos são difíceis de diferenciar. Das duas fotos abaixo, você consegue dizer qual tem 12 MP e qual tem 18?

megapixels importam

A  única diferença notável não é de qualidade, mas sim de tamanho de arquivo! As câmeras de 18 megapixels criam arquivos digitais maiores do que seus equivalentes de 12 MP. Porém, você precisa saber o que isso vai significar:

– você vai precisar de cartões de memória de maior capacidade

– leva mais tempo para transferir uma imagem do cartão de memória para o computador

– você precisa de mais espaço no seu computador para armazenar suas fotos

– você precisa de um computador mais poderoso para organizar e editar suas imagens

– você terá que reduzir  o tamanho das fotos para enviar por e-mail

– demora mais tempo para carregar as imagens para sites/facebook/e-mail

Então, isso nos leva a pensar: qual é o ponto de câmeras com mais megapixels se o processamento de imagens ocupa tanto tempo e espaço? você realmente precisa?

Qual a real importância dos megapixels?

Porém, é claro que os megapixels não existem por nada. A real vantagem deles é a de poder imprimir fotos (as que tem mais megapixels) em tamanhos maiores, sem perder a qualidade original! Por exemplo, se você quiser imprimir uma foto de 12 MP e uma de 24 em 10×15 (tamanho padrão), você não perceberá muita diferença, assim como nas fotos que comparamos acima.

Mas, se você imprimir essas mesmas em 20×24, você vai conseguir ver na hora qual tem 12 e qual tem 24 MP. Aí esta a real qualidade dos megapixels: na impressão. Portanto, a partir de agora você pode definir megapixels como: quanto mais deles, maior poderemos imprimir uma fotografia sem perder a qualidade. Além do tamanho de impressão, existe também o fator de corte! Quanto mais megapixels você tiver, mais liberdade para cortar uma imagem você tem – assim, não perderá a qualidade fazendo esse ajuste.

Então, eu preciso ou não de mais megapixels?

Depende! Se você quer fazer grandes impressões das suas imagens, sim, busque uma câmera com um número maior de megapixels, mas, antes de comprar, faça uma boa pesquisa (como para tudo, hein?). Porém, se você foca mais em fazer impressões em 10×15 e tamanhos não muito maiores e também em usar as imagens onlinne, não é necessário uma câmera com tantos megapixels.

Eu uso uma Canon T3i, a qual tem 18 MP e já fiz, tranquilamente, impressões de 10×15 até 20×24. O que eu quero realmente focar nesse post é: não se prenda a esse número, ainda mais quando se trata de celular, certo? A qualidade da sua imagem vai muito além desse quesito (o sensor é uma das características principais). Espero que o post seja útil, qualquer dúvida – que eu possa ajudar, claro – podem falar!

Para ler e se informar: O que são pixels | A importância do sensor nas câmeras digitais

Agora que você conhece a real importância dos megapixels, que tal visitar outros posts da categoria “fotografia“?

(Visited 255 times, 1 visits today)

Sobre o Autor

Gaúcha, 18 anos, estudante de fotografia, louca por seriados e apaixonada pela arte. Quer saber mais sobre mim e o blog? Clique aqui

Postagens Relacionadas

Facebook

Comentários

  1. Trabalho com informática e sempre tive que ficar atenta a isso tudo. A boa é que essa área é tão abrangente que aprendemos e conhecemos simultaneamente coisas inimagináveis.
    Você fez um ótimo resumo e ficou um texto muito bom pra quem não entende sobre isso.
    Adorei gata! ♥

    Tá rolando o primeiro sorteio do blog, se quiser participar só clicar aqui!

  2. Eu não fazia ideia muito bem como deveria depois de ler o post, super explicativo e legal!!!
    Adorei demais, você ahazou.
    Conheci seu blog hoje, já amando rs.
    Um beijo e feliz ano novo.

    http://www.esteticando-se.com

  3. Entre Anas disse:

    Aliás, esse post me deu muita saudade das minhas aulas de fotojornalismo <3
    (e qual é a foto de 12 e de 18?? hahaha)

    1. Liz Chollet disse:

      ahh, desculpa, miga haha achei que tinha ficado claro, afs. A de 18 é a maiorzinha, a primeira! a de 12, a do lado, na direita! vou editar! obrigada pelo aviso e pelo carinho <3

  4. Entre Anas disse:

    E eu achando que megapixel era tudo nessa vida hahaha muito bom o post, bem explicadinho!

  5. Oxi não fazia ideia disso! Quando fui comprar o celular fui no que tinha mais megapixels achando que tinha a ver com definição kkkk sendo que eu nunca imprimi fotos dele e acabou sendo meio inutil. Quando for comprar uma camera vou lembrar disso, msm pq meu computador nao é nem um pouco poderoso hahahha ia travar toda hora :/

  6. Eu adorei conhecer a real importância dos megapixels, quem não tem conhecimentos acha algo sem importância.
    Ficou tudo muito bem explicadinho e tirou algumas dúvidas que eu tinha <3
    Parabéns e sucesso linda!
    Beijinhuss

  7. Anna disse:

    Bom ter tudo bem explicado! Ajudou mto! Beijinhos

  8. Eu já sabia da questão da impressão, mas é bom ver tudo bem explicadinho né? E você faz posts OTIMOS e muito bem organizados <3

    beijinhos!

  9. Bry disse:

    Que ótimo post!
    Eu não fazia ideia do que o número de megapixels significava e você explicou e uma maneira bem fácil de compreender mesmo pra quem não entende de fotografia, como eu.

  10. Seus posts de fotografia me salvam demais! To começando a me aventurar agora no mundo da fotografia e sempre que tenho uma dúvida acabo correndo pra cá!
    Confesso que antigamente quando eu ia comprar uma câmera sempre me deixava levar pela questão do megapixel mas na real nunca sabia o real motivo de porque escolher “melhor”. Esse post me ajudou DEMAIS!
    Adorei <3
    Beijos.

  11. Amei o post, você explicou super bem! Não fazia a menor ideia do que era megapixels!

  12. Post muito esclarecedor! Sou super leiga nesses assuntos de fotografia. Admiro muito as pessoas que possuem o dom de fazer arte através da foto. Acho maravilhoso!!! Aos poucos vou aprendendo mais sobre o assunto. Obrigada pelas dicas valiosas!
    Beijinhos! ;*

  13. Jéssica disse:

    Post de utilidade publica! Eu sempre achava que os megapixels era onde indicava a melhor qualidade e não o maior arquivo, que loucura. Vou ver esse post sobre sensor.
    Liz, muito obrigada por esse post, sério, ajudou muito!

  14. Minda Silva disse:

    Gostei de saber disso, porque temos uma gama enorme de indicações e recomendações e não sabemos o porque é assim ou deve ser, e as vezes investimos em algo que na verdade nem é tão importante assim para o que queremos. Adorei teu post, assim quando eu for comprar uma câmera já sei o que eu devo procurar e o que de fato será bom para mim.

    Bjos
    Minda ❤ ?

  15. Daniele disse:

    Miniiiina eu não vazia a mínima ideia do quão importante são os megapixels… eu tenho uma câmera que quase não uso e não faço ideia que quantos megapixels ela tem, com certeza vou olhar com outros olhos agora. Parabéns pelo post, ficou suuuuper completão!

  16. Luana Souza disse:

    Que post incrivel *-* me esclareceu muita coisa. Eu sabia que os Megapixels não precisavam ser altos para fazer uma boa foto, mas não sabia exatamente no que eles influenciavam. Seu post ficou incrível, super completo <3

  17. KARINE disse:

    obrigada por esse post, não aguento mais as pessoas comparando câmeras e celulares apenas pensando na quantidade de MP, sério HAHHA

  18. Renata disse:

    Gente eu tô apaixonada com esse post! Eu nunca soube a diferença e sempre supus, como o senso comum, de que mais megapixels indicava maior qualidade e não, maior tamanho. O melhor de tudo é que você explicou tão bem que fez tudo ficar claro e cristalino mesmo para leigos como eu!
    Estou procurando um celular novo e justamente como você falou, estava preocupada com a questão da quantidade de megapixels da câmera. Vou lá conferir sobre a questão do sensor para facilitar a escolha!
    xoxo

  19. Amei o post! Muito esclarecedor! Eu já tinha ouvido falar que megapixel não é tudo, etc., mas não sabia exatamente sua função. Nunca associei à impressão… hehe
    Eu quero uma câmera mais pra fotos online mesmo, e é ótimo saber disso pra não me apegar nesse ponto na hora de comprar *-*

    Beijos! :*

  20. Helena Krauel disse:

    Ahhhh, eu não creio que você postou isso agora! Juro pra você que faz um tempinho que fucei o que era!! Estava procurando um celular novo e aí tive que entender isso, os mega do IOs era menos que de Samsung, mas teoricamente a câmera do IOs é melhor.
    Aí fui fuçar haha!

    Sucesso, beijos! Com carinho, Menina Borboleta.
    http://meniborboleta.blogspot.com.br/

  21. Kelly Mathies disse:

    Post informativo que super me ajudou ♥ Sempre ouvi falar que sim, os megapixels são sinônimo de qualidade melhor, mas ficava me perguntando o motivo de, muitas vezes, uma foto com maior megapixel ter a aparência tão similar a uma com menos. Adorei poder diferenciar isso e entender o conceito de fato.

  22. Ingrid disse:

    Realmente, demora muito a transferência e, ás vezes, nem é o melhor e mais prático, acho que depende do que e como utiliza o aparelho, para os profissionais quanto mais melhor, já para as pessoas de uso pessoal, as vezes os mega significa tempo extra redimensionar imagem que fica bostinha, enfim,rsrs, amei o seu post, muito bem escrito!

    http://www.cantinhob.com

  23. Luciana disse:

    Seu post esclareceu muitas duvidas minhas, muito obrigada! eu achava que interferia diretamente na qualidade da imagem
    beijos
    http://agridoceleitura.blogspot.com.br/

  24. Lukas Reis disse:

    POST DE UTILIDADE PUBLICA <3 Liz, arraso demais!
    Já vi muita gente que não entende de câmera, falar que a quantidade de MP é a coisa mais importante da câmera, eu fico tipo: CARA NÃO FAZ ISSO, KKKKKKK sério, adorei, você explicou muito bem!

  25. Eu amei o post, aliás, te sigo no instagram e nem sabia que era você hahahaha! Eu adorei saber sobre isso, confesso que na hora de escolher os meus celulares eu sempre tenho essa dúvida horrenda, mas agora que eu já sei que não faz muita diferença vou parar com essa paranóia, bjs! Sucesso!

  26. Laila Lizzy disse:

    Que post mais completo, Liz! Sou apaixonada por fotografia, mas totalmente amadora no assunto, não sei absolutamente de nada sobre essas coisas. Me falta a coragem pra tirar uns dias e ficar só lendo sobre isso pra ver se aprendo algo hahah

    Bjs!
    http://www.escritoriando.com

  27. Luíza Braz disse:

    Post perfeito não sabia nada sobre megapixel. Mas bom saber que não tem muita diferença é que são só números.

  28. Cassiane disse:

    Nossa amei o Post,serio eu nao entendo muito disso mas depois desse texto maravilhoso aprendi um pouco um super beijo

  29. Amei seu post e é muito informativo, principalmente para quem pensa em comprar uma câmera nova.
    Eu adorei.♥
    Art of life and books

  30. Betânia Duarte disse:

    Nossa, adorei o post. Muito interessante. Eu sou meio leiga nesses assuntos mas consegui entender a diferença.Como eu nunca preciso imprimir fotos maiores acho que comparando as vantagens e desvantages câmeras com menos megapixels estariam perfeitas pra mim. Parabéns pelo post Liz, sempre arrasando 🙂
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

  31. Débora F. Gessner disse:

    Tenho pouquíssimo conhecimento sobre Fotografia nesses aspectos, sou uma amadora na realidade, haha. Primeira vez que li sobre megapixels e comecei a entender a profundidade dos assuntos relacionados a esse arte que a gente mal conhece mas ama muito <3
    Gosto muito das suas dicas relacionadas a fotografia 🙂 Beijo,
    http://www.setevidasfelinas.com.br

  32. Nossa Liz, eu sempre achei que os megapixels era tipo, ser melhor a qualidade da foto e tal. Eu nem fazia ideia que era mais por conta de impressão. Sou uma leiga em fotografia, mas com suas postagens e de outros blogs do grupo, já vou descobrindo coisas que eu nem fazia ideia. Uma ótima explicação, amei!

  33. Malu Silva disse:

    Adoro ler posts sobre fotografia: ainda sonho em fazer um curso, mas por enquanto vou aprendendo na net mesmo! Seu post foi super esclarecedor! <3

    sorria sempre 🙂
    http://www.malusilva.com.br

  34. Esse post ajudou muito Liz, amei <3 Essa questão do espaço é um saco mesmo, tem vezes que a foto é muito pesada que não dá nem pra fazer upload no blog :/ Amei as informações, vou anotar tudo, beijos 🙂

  35. Helaine Costa disse:

    Muito obrigada pelo post porque eu não entendia nada sobre pixel, ficava lost.
    Muito interessante esse assunto, porque pra quem tem blog e gosta de tirar foto é importante saber disso.

    Beijo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *