Responsive image

10/07/2018

Julho Sem Plástico: conheça e faça a sua parte

O movimento Julho Sem plástico encaixa-se perfeitamente ao momento em que estamos vivendo hoje.  Diariamente, vemos notícias da enorme quantia de plástico que chega aos oceanos, afeta o ecossistema, destrói o habitat natural e acaba com a vida dos animais marinhos. Infelizmente, a estimativa é de que até 2050 os oceanos terão mais plástico do que peixes. Hoje, já não se trata apenas de colocar o lixo na lixeira: vai além. Precisamos aprender novos hábitos – reduzir o consumo e o descarte do plástico.

julho sem plástico

Um canudo, um copo para tomar água, um prato de plástico, talheres descartáveis, sacolas plásticas…parece pouca coisa, mas não é. Se você for parar para contar quantos itens de plástico usa por uma semana, vai se assustar! Agora, imagine toda a população fazendo a mesma coisa? Já passou da hora de mudar os nossos hábitos. O Julho Sem Plástico é um movimento que surgiu a partir de uma ONG americana que tem a missão de construir um movimento global que irá reduzir drasticamente o uso do plástico e melhorar a reciclagem.

Julho Sem Plástico – e a reciclagem?

Podemos pensar que colocando o lixo na lixeira certa para o plástico, ele irá ser reciclado – e isso seria o ideal! Mas, infelizmente, poucos países tem essa estrutura. Segundo estudos da Louisa Casson, da Greenpeace do Reino Unido, em 2016 foram vendidas 480 bilhões de garrafas plásticas (bebidas),porém menos da metade foi coletada para reciclagem e apenas 7% foi realmente reciclada. O restante acaba em aterros ou lixões, e ficam apenas esperando o vento levar até rios e mares.

Precisamos lembrar que não existe “jogar fora”! Todo o nosso lixo produzido acaba em algum lugar, portanto é de nossa responsabilidade. Assim, você pode usar os 30 dias do mês de julho (ou qualquer outro mês, por que não?) para repensar o seu consumo e se desafiar a reduzir o plástico no seu dia a dia! Com atitudes simples, podemos fazer uma diferença absurda e o Julho Sem Plástico serve pra te incentivar nisso!

Atitudes simples para reduzir o plástico

Um bom exercício para reduzir o plástico do seu cotidiano é analisar o quanto usa por dia. Comece a perceber, anotar e então, perceberá o perigo disso tudo. Então, vamos a atitudes simples para começar a reduzir a sua produção de lixo plástico:

  • – Recuse! Canudos, copo plásticos, sacolas…Na verdade, não precisamos deles e, para substituir:
  • – Tenha e carregue com você sacolas retornáveis! Uma boa dica é sempre ter uma na mochila e também próximo à porta da sua casa – não corre o risco de esquecer.
  • – E os copos? Simples também! Carregue consigo um copo durável apenas seu. Hoje, existem empresas que vendem copos retráteis que ficam bem pequenos e expandem, para carregar a qualquer lugar (como o copo menos um lixo.) Mas, pode ser qualquer copo de material bom – eu, por exemplo, carrego um desses de festa!
  • – Tenha uma garrafa sua, assim como um copo – e carregue com você!
  • – Também é possível comprar canudos de aço, bambu ou vidro. Eles são super duráveis, então fique tranquilo: é só lavar e levar aonde você quiser, quantas vezes quiser. (Sugestão + barata: canudos que vem em copos de festa)
  • – Vá à feira (com as suas sacolas retornáveis)! Ao contrário do supermercado, na feira podemos pesar os legumes, frutas e verduras sem plástico! Sem falar nos benefícios de comprar localmente, né?
  • – Compre à granel! Você economiza muito e pode levar seus potinhos para pesar, assim não traz um monte de plástico para casa. (apenas pedir para a loja pesar o pote separado e diminuir o valor no final!)
  • – Troque a esponja comum por bucha vegetal e a escova de dente comum por uma escova de bambu!
  • – Faça um kit lixo zero: talheres reutilizáveis, guardanapo de pano, copo, canudo. (ou compre um pronto!)
  • – Sugestão para todas as compras citadas acima: site paz em gaia.

Então, eu te proponho um desafio: reduza o seu uso de plástico! Comece onde está, com o que tem e faça o SEU melhor. Que tal? Juntos somos mais fortes. Ah! Não precisa ser apenas em julho, viu? Faça pra vida –  e comece no mês que quiser. Se você fazer essas trocas e seguir uma vida com menos plástico, use #julhosemplásticodesafio para eu ver!

(Visited 10 times, 1 visits today)

Sobre o Autor

Gaúcha, 19 anos, vegana e em busca de uma vida mais leve e sustentável para todos! Estudante de fotografia e moradora de Porto Alegre - RS. Quer saber mais sobre mim e o blog? Clique aqui

Postagens Relacionadas

Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *