14/10/2017
Moda sustentável em Porto Alegre – coletivos e marcas
A moda sustentável é uma baita aposta pro presente e futuro: moda justa desde a fabricação – envolvendo quem faz, como faz e com o que faz. Não é apenas um segmento para venda, é um estilo de marca, de vida e de consumo. Trabalho justo, tecidos que não prejudicam o meio ambiente, pigmentos eco-friendly, reaproveitamento, tecidos recicláveis, produção em menor escala e design autoral: tudo isso, somado a muitos mais, gera uma moda mais consciente. Pelo planeta, pelo consumo e por nós. Existem várias marcas que vendem onlinne, mas é muito gostoso ir em loja física, experimentar e conhecer quem faz e como é feito, né: Porto Alegre não poderia ficar de fora e surpreende não só com muitas marcas focadas na moda sustentável, mas também coletivos que reúnem marcas. Se você não é de Porto Alegre ou região, não se preocupe: a grande maioria vende online!
Coletivo Viés e ShopContextura
O Coletivo Viés – Moda Consciente reúne pesquisadores e marcas de moda com intenção sustentável. Além do coletivo, há um e-commerce com os produtos sustentáveis em Porto Alegre, chamado ShopContextura. Lá, são reunidas 13 marcas e 8 pesquisadoras, com uma grande variedade de estilo. A ShopContextura fica na Rua Armando Barbedo, 1091, no Bairro Tristeza e reune marcas como a Nume, que desenvolve peças em tons neutros e em tecidos de origem vegetal, como o linho, o algodão e a viscose; a Matiz, marca para bebês que desenvolve peças em algodão orgânico e a Envido, que une design minimalista e peças lindas criadas com tecidos reciclados, orgânicos e biodegradáveis.
Conheci a 93ml através do instagram e sigo apaixonada por tudo! Os focos da marca são o upcycling, a sustentabilidade e a produção limitada. A 93ML tem o objetivo de transformar o nosso modo de pensar o mundo por meio da moda. São coleções atemporais nas quais a marca se propõe a oferecer roupas de qualidade, por um preço justo. Além do upcyling, há a preferência por materiais de origem natural e o cuidado para que não haja muito desperdício. A marca expõe em feiras de Porto Alegre e vende online – para todo o brasil! O que achei muito bacana no site da marca é que em cada peça há disponível para vermos quantas foram produzidas da mesma e a composição bem detalhada.
Moda sustentável e consciente em Porto Alegre

O primeiro contato que tive com a moda sustentável em Porto Alegre foi através do coletivo 828: “o encontro de marcas autorais da cidade de Porto Alegre que ousaram fazer a diferença na cadeia de produção. Todas as marcas acreditam na sustentabilidade ambiental, social e econômica através de uma gestão horizontal onde todos são responsáveis por tudo aquilo que produzem e consomem.” O coletivo fica na Rua Visconde do Rio Branco, 828 e reúne marcas como a Ada, marca que preza pelos valores do slow fashion, minimalismo, veganismo, sustentabilidade e feminismo. As peças parecem muito confortáveis e são lindas!
Outra marca que me chama muito a atenção é a Brisa, marca que produz alfaiataria de maneira sustentável e com tingimento manual a partir de corantes naturais como tanino, hibisco e carqueja. Demais, não? Sobre as outras marcas presentes: a Cria, de decoração para bebês; a Côté, que também é vendida na OAK; Shieldman, marca slow fashion que produz vestuário com design atemporal; SALL, que produz peças leves com fibras naturais; Squame, marca de vestuário urbano, activewear e praia e a Valéria Sá, joalheria consciente e sustentável que trabalha com matéria-prima reciclada – como rejeitos de pedras preciosas e semipreciosas.
Já falei sobre a Rêver em um post todinho sobre essa parceria linda que temos, mas não poderia ficar de fora dessa lista! A Rêver é um acervo compartilhado de de moda brasileira, consciente e autoral. Lá você pode alugar roupas (não só uma, mas em pacotes!) ou adquirir separadamente. O ambiente é incrível, as peças são lindas e tem pra todos os tamanhos e pra todxs num geral, pois muitas peças são unissex. As marcas presentes são: Ocksa, Nuz, Cintia Gonçalves, Esenco e Fernanda Colombo. No meu instagram, @eulizpector, postei fotos de looks com quase todas as marcas! Uma que citei várias vezes é a Nuz, a qual uma peça se transforma em várias – como o moletom. Vale muito a pena visitar a Rêver, tomar um café na Origami e conhecer mais sobre moda sustentável!
Acessórios a partir do alumínio
A moda sustentável também está presente nos acessórios! conheci o trabalho do Paulo através do instagram e, desde então, acompanho. São acessórios feitos a partir do alumínio reciclado e com design exclusivo. Ele é publicitário e designer e, ao reutilizar o alumínio, ele não é descartado e não contribui para o ciclo de produção de lixo e poluentes para a natureza. Tem brincos, colares, pulseiras, anéis…É encantador e diferente de muita coisa que já vi. Segundo ele, os acessórios em alumínio são leves, resistentes, não escurecem e não perdem o brilho. Paulo expõe em várias ferias de Porto Alegre, além de ter seu ateliê e produzir por encomenda. Você pode acompanhar o trabalho pelo instagram e entrar em contato por lá também!
A Colorê une a paixão por moda, cores, tecidos e estampas e cria peças únicas e de maneira artesanal. Segundo a marca, “o patchwork foi o conceito perfeito para traduzir a nossa essência”. Cada resíduo é aproveitado ao máximo, desde retalhos de outras indústrias até às sobras de próprias peças, que dão forma a acessórios e acabamentos. São vestidos, camisas com estamparia exclusiva, saias customizadas…acho lindo demais como cada peça tem um detalhe diferente, como crochê, renda…tudo customizado para ser ainda mais especial.
Ei, quero saber qual você gostou <3 conta aqui! Todas são demais, né? Fica a dica pra repensar o consumo e valorizar a produção local! Não deixe de me acompanhar no instagram e no pinterest para ver mais sobre o assunto!
Acho que é a primeira vez que ouço falar de moda sustentável! Achei bem interessa e informativo o post, que legal que procuram usar materiais naturais.
Beijos
http://orangelily.com.br/
Socorro, fiquei louca com as coisas da OAK! Também me apaixonei muito pelas suas fotos com as peças da Rêver! Afe, amo tanto o seu blog <3
Uau! Amei a ideia, não sabia que tava rolando isso em Porto Alegre. Gostei muito de conhecer as marcas e os detalhes. Isso faz toda a diferença! E a ideia dos acessorios apartir de alumínio arrasou! Genial os designers e as ideias.
Beijos.
Uau! Amei o post, eu não sabia que rolava isso em Porto Alegre, amei conhecer um pouco das marcas e achei a ideia dos acessórios apartir do aluminio demais! Ideia fantastica e super consciente. Beijos.