Responsive image

07/10/2016

O feminismo em Gilmore Girls | as garotas Gilmore

Gilmore Girls não é apenas um seriado sobre sentimentos que todos vivenciamos, aventuras do dia a dia e amor de mãe e filha. Além desse lindo combo, o feminismo em Gilmore Girls é bem explícito e, com certeza, um grande fator que incentiva muitas pessoas a apoiar o feminismo.

o feminismo em gilmore girls

Criada por Amy Sherman Palladino e estrelada pelas lindas e carismáticas Lauren Graham e Alexis Bledel, Gilmore Girls durou 7 temporadas, totalizando 153 episódios. As temporadas foram lançadas de 2000 a 2007, então foi como, por exemplo, Harry potter: marcou a vida de inúmeras pessoas. O seriado é baseado no relacionamento mãe e filha entre Lorelai (Lauren Graham) e Rory Gilmore (Alexis Bledel), que são muito mais do que simples mãe e filha, são melhores amigas. É extremamente lindo ver como elas são unidas e amigas. Mexeu com uma, mexeu com a outra! Nenhuma decisão da casa é feita sem a outra e nada é segredo entre elas.

Gilmore Girls é uma história de união, companheirismo, amizade, amor e crescimento pessoal. É uma história repleta de aventuras, superações e risadas. É aquele tipo de seriado que te prende no primeiro episódio, que te faz sentir dentro da história e principalmente, te faz sentir amiga das personagens. Porém, não é só isso! O feminismo em Gilmore Girls é lindo e explícito! Quer saber o porquê e como é demonstrado?

O feminismo em Gilmore Girls

O feminismo é assumido pelas garotas Gilmore

gilmore girls feminismo

Gilmore girls é um seriado super feminista, é lindo de ver!  Logo no primeiro episódio, Rory, ao explicar o porquê do seu nome ser o mesmo da mãe, cita o movimento. “Ela disse que o feminismo tomou conta dela”. Só essa frase já me fez perceber que essas duas são incríveis! Durante todas os episódios, são citadas frases sobre desigualdade de gênero, independência e direitos das mulheres. Por último, mas não de menor importância: Lorelai ensinou Rory, desde pequena, que ela pode ser o que ela quiser, como ela quiser e se ela quiser. Exatamente o que todas nós devíamos crescer ouvindo.

Independência e orgulho de ser mãe solteira

Lorelai engravidou aos dezesseis anos e criou Rory totalmente sozinha. Com muita força de vontade e amor, elas passam muitas coisas até conseguirem ter uma vida estável. Em vários episódios, os pais de Lorelai a criticam sobre quando ela decidiu ser mãe solteira e sobre ela não ter seguido a linha família tradicional que eles propuseram, a qual era casar com o pai da Rory. Lorelai se reergueu na vida de um modo incrível e é gerente de um ótimo hotel, Rory é uma menina incrível, extremamente estudiosa e bondosa, tudo isso prova que não somos obrigadas a casar, a seguir a linha “família tradicional”. Somos ótimas e capazes de tudo.
 

Liberdade de expressão das mulheres

As garotas Gilmore e as outras personagens não tem medo de mostrar sua opinião, de se expressar, são donas de si mesmas e de personalidades extremamente fortes.

gilmores girls seriado feminismo

Somos todas lindas, de todas as maneiras

Em vários episódios, Rory e Lorelai comentam sobre seus corpos e sobre não se importarem com padrões de beleza. Elas sempre pedem pizza, compram doces pra comer vendo filmes, reforçando super a ideia de que não precisamos deixar de comer o que gostamos. Em um episódio, uma delas fala: “e se comer torta é errado, eu não quero estar certa”. Além disso, a melhor amiga de Lorelai, a Sookie, é gorda. Em nenhum episódio o peso dela foi apresentado como um problema e o fato nem é citado, porque isso não tem problema nenhum e não interfere em nada, não é mesmo? 
gilmore seriado frases

Mulheres podem tomar a iniciativa

Lorelai mostra, durante todas as temporadas, que não precisamos esperar o cara ligar. Você também pode e não tem absolutamente nada de errado nisso. Ela também nos mostra que não precisamos deixar de dizer algo por medo e o de maior importância: Lorelai nos mostra que não precisamos continuar com alguém por medo de terminar.

Referências culturais incríveis

Rory é super inteligente e apaixonada por leitura, isso não é segredo pra ninguém! Durantes todas as temporadas e em quase todos os episódios, é feita alguma referência cultural. Desde Nietzsche, Marx e pensadores do tipo até bandas, filmes e seriados. Esse site (maravilhoso) compilou todas essas referências, incluindo os 339 livros que Rory lê, fala sobre ou aparecem no seriado.

gilmore girls rory

O seriado é incrível, repleto de informações e mensagens lindas. Rory e Lorelai foram o impulso que faltava pra muitas mulheres entenderem o feminismo e não terem mais medo ou receio do movimento. O feminismo em Gilmore Girls me deu um quentinho no coração, o mesmo que estou ao escrever esse post! Aliás, no dia primeiro de julho desse ano a Netflix disponibilizou todas as temporadas e ainda anunciou que no dia 25 de novembro terá uma temporada bônus! O retorno da série contará com quatro episódios inéditos, de 90 minutos cada. Intitulada de “Um ano para recordar”, a nova temporada já ganhou um teaser!

(Visited 140 times, 1 visits today)

Sobre o Autor

Gaúcha, 18 anos, estudante de fotografia, louca por seriados e apaixonada pela arte. Quer saber mais sobre mim e o blog? Clique aqui

Postagens Relacionadas

Facebook

Comentários

  1. Maria Eduarda disse:

    Gilmore Girls é o meu amorzinho ♥
    Passei bastante tempo enrolando para ver, apesar de ter ouvido vários elogios, mas quando comecei não parei até acabar. É tão delicioso ver como as duas são fortes e empoderadas, apesar de terem crescido (porque a Lorelai também era uma criança quando teve a Rory) numa situação que é tão julgada. Sem dúvida uma das minhas séries favoritas.
    Adorei esse post!
    Beijão.

  2. Isamara disse:

    Esses dias vi um post de antes e depois dos personagens dessa serie, e agora vi esse post lindo mostrando tantos pontos interessantes da serie que já quero assistir. Adoro serie que passa alguma mensagem e Gilmore Girls parece passar varias mensagens encorajadoras.
    Beijos!

    umolharcriativo.com

  3. Poxa só me deixou com mais vontade de ver GG, eu acabei FRIENDS a umas 3 semanas e ainda tô chateada tentando digerir que acabou, até chorei! Hahaha… vou pra essa série então 🙂

    1. Liz Chollet disse:

      FRIENDS é meu seriado preferido! Vai adorar GG, é bem na pegada <3

  4. Lukas Reis disse:

    Uau, quanta informação Liz haha
    Ultimamente tenho ouvido falar muito dessa série, estou pensando seriamente em assistir, só vou terminar 3%.
    Mas admito que não me integro muito a assuntos de feminismo e machismo, acho que devemos respeitar a todos sem se importar com gêneros.
    Mas a série parece mesmo ser muito legal haha adorei o post!

  5. Daiane disse:

    Oi, liz! Sou completamente apaixonada por essa série. Assisti quando criança e quando soube do retorno pela Netflix, não pude acreditar. Sempre admirei a independência feminina nela, algo realmente para inspirar. Adorei seu post.
    Beijos
    http://www.hashtagtecontei.com.br

  6. Francisco disse:

    Eu nunca tinha visto….
    mas achei a temática bem interessante e os assuntos abordados são bem pertinentes nos dias de hoje . Muito bacana!
    Parabéns pelo post e pelo seu blog 🙂

  7. Lara Kneip disse:

    Esta série está super em alta agora, depois de entrar na netflix e com tantos assuntos atuais…mas acho que esse não é o tipo de série que me atrai pra assistir e viciar. Não sei, quem sabe dou uma chance e assisti à pelo menos um episódio. :DD

  8. Aimê Ariadne disse:

    Gilmore Girls é uma série que me marcou de tantas formas e com certeza quanto à visão do feminismo foi uma delas. Estou muito ansiosa pra assistir a nova temporada, espero não ficar desapontada.

  9. Eu AMO essa série, mas assistia na época em que Netflix não existia, e a única forma de rever um episódio era gravando hahahahah nunca assisti em sequência, sempre episódios aleatórios.

  10. Caraca, amei a indicação, vou começar a assistir hoje mesmo!! fiquei muito curiosa e queria muito assistir!!

  11. Guria, eu amo muito esse seriado! eu conheci através de uma amiga e vi todos em dvd comendo chocolate e tomando café <3 hahaha

  12. Karina Pinho disse:

    Eu tô doida pra começar a assistir! Já está até na minha lista da netflix! Mas o tempo não tá colaborando Hahaha tô sem tempo real! Ler seu post só me fez ter mais vontade ainda de assistir!adorei! Beijos

  13. Bianca Carla disse:

    Gilmore Girls é um estilo de vida! Amo muito a série e estou louca pelo Revival. Acho maravilhoso como a série é construída com base no cotidiano e sem precisar ‘apelar’ pra chamar nossa atenção. E as personagens são muito fortes, determinadas e inspiradoras. Gilmore Girls é, definitivamente, uma série que todo mundo devia assistir.

    Beijos

  14. Nossa! Eu nunca tinha visto a série por esse lado. E é engraçado pensar agora enquanto leio sua resenha que eu tinha uma amiga que assistia com a mãe dela esse seriado! E as duas representam bem as personagens da série: são unidas, companheiras e nunca se desgrudavam. Fiquei bem animada pra ler, Liz! <3

  15. Liz que resenha mais linda! De m tempo pra cá venho lendo muitas resenhas e ouvindo várias pessoas falarem sobre Gilmore Girls, mas a sua resenha me surpreendeu. Ainda não havia lido nada parecido com a sua. Você descreveu a série tão bem, exaltou tanto os pontos positivos, que agora mais do que nunca tenho certeza que não posso deixar de assistir essa série. PRECISO URGENTE ASSISTIR!

    Beijos

  16. Menina Moderna disse:

    Nunca tinha ouvido se quer falar sabe ? mas tipo, todos os temas abordados nessa serie sao atuais e super importante pras mulheres, principalmente o de que somos todas lindas de qualquer manera, e sim, as mulheres podem sim tomar a iniciativa, só a sua resenha já me prendeu, e pode deixar que eu vou assitir o quando antes possivel.

  17. Renally Sousa disse:

    Que interessante este seriado, ainda não tinha escutado falar sobre ele, acredita? Adorei o jeito que voce abordou no post e vou procurar para assistir, me despertou a curiosidade!
    Beijos

  18. Já estava com uma vontade enorme de começar a assistir Gilmore Girls e o seu post foi o último empurrãozinho que eu precisava. Adorei o post!

  19. Paola disse:

    Ai meu Deus to aqui agora pensando “pq eu ainda não assisti a essa série???”haha
    Eu tinha uma amiga viciaaada em Gilmore Girls e ela sempre me falava pra assistir mas eu pensava “depois eu assisto”… mas agora que tem na netflix e depois de vc postar isso com certeza vou ver!!
    Bjs!!

  20. Thuanny Dutra disse:

    Eu assistia quando passava na MTV, mas não peguei a seria do começo, vou começar a assistir. Adorei a dica, sua analise foi muito boa, não tinha percebido muita das coisas que vc colocou

  21. Não conhecia essa série. Me deu vontade de assistir, mas não tenho netflix. Muito interessante, gosto de coisas que mostram como somos incríveis hahah Bjs

  22. Laura Nolasco disse:

    Moça, fiquei MORREEEEENDO de vontade de ligar a TV e assistir nesse exato momento(cof cof pena que tenho que editar fotos de um cliente pra entregar)! Já assisti uns episódios perdidos em algum canal da TV a cabo, mas agora fiquei com vontade de ver tudo!
    Parece ser mesmo incrível e a analise que vc fez sobre foi mto boa!
    Beijos!

  23. Lolla disse:

    Gilmore Girls se tornou o seriado da minha vida. Eu amo a forma como as duas lidam com as coisas, a Lorelai se tornou um dos meus personagens preferidos da vida e defendo ela a todo custo. Principalmente quando mesmo com tudo marcado com o Max ela resolveu fugir, tipo, ela não queria, ela não fez. E super concordo com a questão da Sookie, acho lindo isso, a forma de não cobra-la pelo seu peso, pelo contrário, mostraram uma história em que ela é feliz, do jeito que ela é <3 Amei o seu post, você escreve muito bem, de verdade <3

    Beijos,

    http://www.rodoviadezenove.com.br

  24. Carol Doria disse:

    Que post mara! Continue fazendo posts assim, compartilhando coisas boas.
    Eu adoro Gilmore Girls, assistia quando passava e algumas coisas não pegava direito na época por ser pequena, mas já vi que tinha lições de feminismo desde sempre. Estou revendo todos os episódios e adorando as aulas.

    Beijos
    http://www.caroldoria.com

  25. Oi, Liz!
    Essa é uma das minhas séries preferidas de todos os tempos. A Netflix ganhou todo meu respeito por apresentar todas as temporadas para uma nova geração, além de acrescentarem uma inédita.
    Essa produção acertou até na música de abertura, que eu amo. O que mais me agradava era a relação mãe e filha.
    Beijos!
    Gatita&Cia.

  26. Amei o post!!! Estava querendo ver essa série e esse post me incentivou muito!! Fui criada por mãe solteira também, achei linda a história. E tem muito feminismo!!! Amei!

  27. Bárbara disse:

    Olá
    Eu nunca assisti “Gilmore Girls”, mas depois do quer você falou nesse post eu estou com muita vontade de assistir.
    A primeira coisa que me chamou a atenção foi sobre amizade entre mãe e filha, porque eu também sou bem ligada a minha mãe.
    E só foi aumentando o meu interesse.
    Amei o post
    Beijos

    http://mundinhoquaseperfeito.blogspot.com

  28. Daniele disse:

    Eu já tinha ouvido falar mas nunca assisti, gostei demais do seu post! A forma como você fala da série, sabe ? Só de saber que já tem no netflix, já fiquei interessada. Vou dar uma chance qualquer dia desses.

  29. Débora F. Gessner disse:

    Estou com muita vontade de começar a assistir a série na Netflix, assim que eu tiver um tempo vou ver com certeza. Teu post me fez ficar mais interessada ainda, pois acho que vou super me identificar com as personagens 😀
    Beijo,
    http://www.setevidasfelinas.com.br

  30. KARINE disse:

    assistir novamente esse seriado é uma das melhores coisas que tenho feito <3 é incrível como a gente passa a ver as coisas com outros olhos, né? tb me surpreendo o QUANTO GG é um seriado a frente do seu tempo, falando de forma muito leve sobre amor próprio, direito das mulheres, enfim… coisas que só começamos a falar mais abertamente nos últimos 5 anos (no máximo). tô terminando a 7a temporada agora e já sentindo saudades, mas ansiosa pelos novos eps que estão chegando! adorei o post 🙂

  31. Luana Souza disse:

    que bom que tem todas as temporadas no Netflix, assim eu posso ver quando quiser 🙂

    já havia ouvido falar muito da série, mas não sabia de todos esses pontos ~importantes~ que você citou no post. parece ser o tipo de série que eu gosto <3

    beijos.

  32. Eu já ouvi falar dessa série, mas nunca tive aqueeela curiosidade de conhecer. Isso mudou depois de ler esse post. Adorei a sua descrição das personagens, falando como elas são independentes e por abordar questões que, do meu ponto de vista, todas as mulheres deveriam parar e refletir. Por exemplo, quando você mencionou que não precisamos casar para ter sucesso na vida e que não devemos abrir mão daquilo que gostamos em nome de um corpo perfeito, porque somos todas lindas.
    Adorei o post! Beijooos

  33. Eu tenho muita vontade de voltar a ver Gilmore Girls e depois de ler o seu post o seriado me pareceu muito mais interessante do que eu achava que era, vi pouquíssimos episódios!
    Gostei muito do seu post!
    Beijos

  34. Bem, eu não vou poder comentar muita coisa porque nunca ouvi falar dessa série. Eu ando bem por fora sobre series e filmes porque a faculdade anda me consumindo muito tempo da vida.
    Mas quando pego pra assistir algo, sou igual a você, quero ver tudo logo! (pessoa que sofre de ansiedade nao pode deixar nada pra depois ahhaha sofro com isso).
    Você detalhou bem a série, mas nao acho que ela se encaixe muito no que gosto e procuro pra ver.

  35. Lila Martins disse:

    Apesar de ter vários aspectos legais é uma série que não me dá vontade nenhuma de assistir, não tem o estilo de coisas que eu gosto, mas parece uma história muito legal, dá de ver que você realmente ama muito a série e é tão bom a gente se identificar assim com as coisas né? Sensação boa de passar horas assistindo algo que gostamos e ainda ter temporada bônus é o sonho de qualquer fã!

  36. Faz dias que essa serie me namora no netflix, queria iniciar logo, mas é tanta coisa pra estudar, as outras séries pra colocar em dia, livros pra ler, socorro! Mas, torcendo muito pra conseguir um tempinho e maratonar como se não houvesse amanhã hahaha

    Os motivos que você citou só me deixaram com ainda mais vontade e curiosidade de ver <3

    E se tem feminismo, já amei!!
    Beijoss,
    Pinguimtagarela.blogspot.com.br

  37. Já ouvi falar muito bem desta série, mas a falta de tempo tem me impedido de assistir até as que eu assistia. Tenho um problema sério porque quando eu começo vou vendo um episódio atrás do outro, já cheguei a ver quase uns sete seguidos e aí a minha vida parava, casa, e outros afazeres. Como eu estava ficando assim, tive que dá uma parada, e quando eu comecei a ver sem essa gula toda, aí meu tempo ficou escasso. rsrs
    Achei o enredo bem interessante, as questões que citou me deu vontade de assistir.Achei o post muito bem detalhado e feito de uma forma diferenciada dos demais que já tinha lido. Parabéns! bjs
    http://www.pilateandosonhos.com

  38. Mariana disse:

    Gilmore girls é tão nostalgico pra mim, eu assistia quando era mais nova e adorava!
    Nunca cheguei a assistir a série toda, eu assistia quando conseguia pegar algum episodio aleatorio na tv haha então eu to super feliz que chegou na netflix pq agora vou conseguir assistir tudo certinho, só não comecei ainda pq estava assistindo full house.
    Mas enfim, fico tão animada quando vejo séries ou filmes assim, com personagens femininas como a Lorelai e a Rory. Sempre fico na torcida pra fazer sucesso ao ponto de chegar nas meninas mais novas que estão començando a entrar na adolescencia agora, para assim terem exemplos bons de mulheres fortes e idependentes.
    Amei o seu blog, ja salvei aqui, beijosss

  39. Sou muito nova no universo das séries. Quando eu tinha TV a cabo em casa e via as propagandas de Gilmore Girls no canal da Warner (e de outras séries também), pensava: “deve ser a maior besteira”. Conheci de verdade Gilmore Gilrs agora que lançaram na Netflix, e que voltou a ser uma febre, com todo mundo que assistiu antes querendo ver de novo. E eu ouvi falar de todos esses livros citados na série, e só por isso quis assistir, você acredita? kkkkk
    Por ser um seriado bem leve, sem ter aquele clima dos seriados de hoje que tem muito mistério e suspense e já te deixam doida pra ver tudo de uma vez, eu ainda não me prendi muito. Sou bem acostumada com as séries novas! Mas já ouvi falar de todas essas coisas que você citou sobre a série, e é por isso que quero continuar assistindo. Além de que sempre rio muito dos pais da Lorelai! kkkkk

  40. Paloma disse:

    Oi, oi!
    Migaa, adorei esse post!
    Eu não era fã da série, e comecei a ver quando o netflix colocou tudo, e AMEIIII♥
    Realmente não tem ninguém mais Girl Power que essas duas, não vejo a hora de ver a próxima temporada.

    Um beijo♥

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *