Responsive image

11/04/2018

O Minimalismo realmente importa?

Tava pensando como poderia começar a escrever sobre consumo consciente e me lembrei que no final do ano passado assisti o um documentário chamado Minimalismo: um documentário sobre as coisas que importam. Achei muito interessante e pertinente algumas questões que eles abordam ali.

minimalismo documentário

Basicamente o documentário fala sobre a vida de dois amigos, Joshua e Ryan, que tinham uma vida bastante estabilizado no mundo corporativo dos EUA e largam tudo, emprego, casa, família, para viajar por diversas cidades do país divulgando o livro que conta a história deles.

O Minimalismo é uma forma de se livrar dos excessos e viver bem e em paz com sua vida, buscando o equilíbrio entre o consumo consciente e uma vida muito além da compra desenfreada.

O grande problema não está no que compramos, mas na busca incessante por bens materiais e no que isso representa para nossas vidas.

A ferramenta do minimalismo nos incentiva a buscar viver uma vida feliz e em liberdade do que a sociedade nos impõe. Nos faz repensar onde podemos encontrar refúgio longe dos shoppings e lojas, buscando encontrar em outros lugares um acalento para nossas vidas.

O documentário aborda alguns temas de forma bem exagerada. Mas ainda sim, fala de como vivemos em uma sociedade onde consumir virou moda, quanto mais melhor. As pessoas compram pelo prazer de dizer que estão comprando, que podem comprar – muitas vezes nem podem, mas assim o fazem – e que isso é o que importa.

Li recentemente uma crítica bem pesada ao documentário Minimalismo, que levanta pontos que sim, são importantes, mas que não desmerecem o ponto principal do documentário que é falar de um assunto tão importante e que precisa ser discutido.

É óbvio que a maior parte das pessoas não ganha 50k por mês como  Ryan e do Joshua, e não podem abdicar de tudo para viver viajando pelo mundo. Mas vi o documentário como uma maneira de tocar na ferida da população sobre consumo consciente.

Chama a atenção no documentário Minimalismo que os autores, Joshua e Ryan, falam muito que minimalismo é um comportamento que valoriza as pessoas e não as coisas. E isso é tão bonito! É tão simples, deveria ser tão real no nosso dia a dia, mas comumente vivemos o contrário.

TER se tornou muito mais do que SER, do que ESTAR com alguém.

Então, por tudo que citei e por tantos outros pontos que só assistindo o documentário você vai conseguir entender, eu recomendo muito que quem ainda não assistiu esse documentário corra pro Netflix e veja.

Não perde a oportunidade de conhecer melhor esse comportamento que pode ser tão incrível para nossas vidas!

Escrito por Helena de Oliveira, nossa mais nova colaboradora do blog! 

(Visited 16 times, 1 visits today)

Sobre o Autor

Gaúcha, 19 anos, vegana e em busca de uma vida mais leve e sustentável para todos! Estudante de fotografia e moradora de Porto Alegre - RS. Quer saber mais sobre mim e o blog? Clique aqui

Postagens Relacionadas

Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *