Responsive image

25/03/2017

Saiba a importância do olhar na fotografia

É tudo tão técnico. Aprendemos tudo de maneiras completamente técnicas e é deixado de lado o fato de que você precisa treinar o seu olhar na fotografia e além disso, precisa saber como colocar a sua emoção nela. Liga, ajusta ISO, diafragma e velocidade: clica. A fotografia não é feita só de regras e técnicas e não é apenas isso que vai fazer a sua foto ser boa. Temos que saber olhar com os nossos sentimentos e assim iremos fazer fotografias incríveis florescerem.

o olhar na fotografia

Treine – e entenda – o seu olhar na fotografia

Fotografia é olhar. Você deve ver a cena, a situação, o momento, a pose, e então olhá-la. Olhar é profundo, é intenso, é quando você presta atenção no que está acontecendo: pensa, repensa, analisa e cria. Olhar é também colocar-se no lugar do outro ou imaginar-se na situação. Quer melhor maneira de criar uma cena fotográfica mentalmente do que se colocando no lugar ou na cena? Pois é!

Você com certeza já ouviu que “fulano tem um olhar tão bonito!”. É desse próprio que estamos falando. Cada um de nós cria e desenvolve o seu próprio olhar na fotografia através do tempo. Não nasce com você e, com certeza, não é o mesmo sempre. Somos seres que sofrem influências da sociedade desde que nascemos, é fato. Sendo assim, a maneira na qual vivemos, as histórias que vivemos, o que vivemos define boa parte do olhar de cada um.

E se podemos desenvolver o nosso olhar, significa que podemos aperfeiçoá-lo a cada dia mais! A questão é essa palavrinha chave: treinar. Fotografe o mesmo local ou coisa por alguns dias e tente mudar o ângulo, incidência de luz na foto e composição a cada dia. Assim você desenvolve o seu olhar na fotografia e vai criando facilidade para fotografar de várias maneiras.

Olhe com outros olhos. Fotografe daquela maneira que você não acha tão legal, fotografe em vertical, na horizontal, em diagonal. Busque composições, detalhes. Foque nos detalhes – ou não, é você quem manda. Mas treine. Além da prática em si, ter um bom repertório ajuda muito. Repertório é o seu grau de conhecimento, nível cultural, o que você grava na mente e pode usar para criar. Obtendo repertório, automaticamente você tem inspirações na sua mente, e elas podem vir de filmes, seriados, de algum momento que você vivenciou…

Quanto mais desenvolvido for o seu olhar fotográfico, mais você conseguirá criar fotografias diferentes, bonitas e com a sua personalidade. Colocar a sua personalidade em suas fotografias é essencial! O seu olhar se torna a sua assinatura.

desenvolver o olhar na fotografia

Quer entender sobre a história da fotografia de um modo bem resumido? Vem cá!

Leituras importantes: A real importância dos Megapixels 

*fotografias feitas por mim | Veja mais em @eulizpector

(Visited 170 times, 1 visits today)

Sobre o Autor

Gaúcha, 18 anos, estudante de fotografia, louca por seriados e apaixonada pela arte. Quer saber mais sobre mim e o blog? Clique aqui

Postagens Relacionadas

Facebook

Comentários

  1. Vickawaii disse:

    Muito bacana o post, Liz. Eu sempre leio “dicas de fotografia” e inclusive acho muito importante o estudo da técnica, mas você escreveu sobre o essencial que muitas vezes esquecemos, que é o olhar, a emoção da fotografia. Se fosse só técnica, todo mundo ia fotografar o mesmo objeto e “sair igual”. Mas fotografia é mais do que isso, e achei muito interessante o seu texto e a reflexão de imprimir nossa personalidade nas fotos.

    Beijos, Vickawaii
    http://www.neverland.com.br

  2. Gabriel Lopes disse:

    Bela postagem, Liz. O olhar na fotografia é bem importante, hoje as pessoas acham que é só saber configurar a câmera e pronto, mas sabemos que não é assim. Sou completamente apaixonado por fotografia, estou sempre buscando descobrir novas dicas e truques para que eu possa aperfeiçoar esse meu lado, apesar de ainda estar fotografando apenas com o celular. O treino é realmente o melhor caminho para melhorar o olhar fotográfico, aliás, faz tempo desde que eu parei de praticar. Preciso voltar com esse hábito, pois é maravilhoso registrar os momentos. Você escreve tão bem, parabéns pelo blog incrível.

  3. Vanda Leite disse:

    Cada vez sou mais apaixonada por fotografia e adorei a sua dica! Sei que ainda tenho muito a aprender, e até já pensei em recorrer a algum tipo de curso de fotografia daqueles básicos para ficar com umas melhores noções.
    Adorei o seu post, deu-me vontade de querer aprofundar o assunto <3

  4. Lindo o post! Você pode falar do assunto com propriedade porque fotografa muito bem, entende mesmo como funciona porque tem talento. Fotografia vai além do disparo do flash, além das técnicas, é arte.
    Eu acho que a gente pode até aprender algo estudando mas se não tiver sensibilidade não adianta nada.
    bjs

    Simplesmente Ciana

  5. Nana Araujo disse:

    por enquanto só tenho olhar mesmo kkkkk
    uso o celular pra fotografar e por enquanto ta bastando!
    ganhamos de herança uma maquina semi… preciso de curso pra usar aquilo. hauhauah ficam boas, mas a parte tecnica falta quando se tem uma maquina com muitas funcoes!

    quero muito fazer isso de tirar foto todos os dias do mesmo lugar. to com isso na cabeça faz um mes acho e ainda nao coloquei em pratica, primeiro a cada hora do dia e da noite, com luz da rua e de casa e depois ir mudando o angulo! só assim a gente se descobre mesmo!

    adorei o post, tuas fotos sao otimas!!

    beijos

  6. Aline Callai disse:

    Ai que post incrível! Eu preciso muito ainda desenvolver o meu olhar na fotografia, geralmente me inspiro no pinterest e no insta tem muita coisa legal também, né? As suas fotos são maravilhosas também e me inspiram bastante <3
    Adorei!
    Beijos,
    http://www.nomundodaluablog.com/

  7. Mandy disse:

    Bastante inspirador o seu post, eu sinto tanta, mas tanta falta desse olhar quando tiram uma foto minha. Eu não sou A profissional, sou até bastante amadora haha, mas sempre tento fotografar como eu estou olhando as coisas ao meu redor e também procurando um bom ângulo. Quando tiram uma foto minha, parece que as pessoas tiram sem vontade sabe? hahaha. Tenho tido sérias vontades de comprar um tripé só por isso.

    beijos,
    deloucostodossomosumpouco.blogspot.com.br

  8. Mari disse:

    Estava realmente precisando desse post! Bem inspirador! Eu não levo muito jeito com fotografias, mas estou tentando bastante. Amei as suas dicas!

    Bjos, Marinspira <3

  9. Nossa eu amei demais, eu estou estudando aos poucos em casa sobre fotografia e já comprei minha câmera para treinar haha. 😍

  10. Duda Baptista disse:

    Saber transmitir o que você está sentindo no momento do “clique” é o que mais cativa quando vemos uma fotografia, amei a dica porque muitas vezes não sabemos como fazer algo para chamar atenção na hora da fotografia. Parabéns

  11. Reh Galvão disse:

    Adorei seu post, eu comecei a tirar minhas primeiras fotos tenho muito que melhorar ,
    super vou seguir sua dica ,bjs

  12. Muito bom o post. Sempre que eu vou fotografar algo tenho pelo menos uma base em mente e o legal é que ás vezes a foto sai completamente diferente do que eu esperava, hahah Olhar fotográfico é tudo, espero um dia conseguir aperfeiçoar o meu :))
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

  13. eduarda silva disse:

    Amei, acho que quero estudar fotografia mesmo sabe, é algo que amo bastante., penso sim como profissão sabe, amei eu bog e o post, todos nos precisamos de um olhar fotografico mesmo. beijos
    http://atraspenteadeira.blogspot.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *