Responsive image

10/04/2019

Mas afinal, o que é o ecossocialismo?

Ultimamente tenho me interessado muito por alguns assuntos que antes passavam batido por mim. Comecei a buscar mais conhecimento por entender que, no final das contas, é isso e só isso que se leva da vida. Comecei a seguir vários perfis de pessoas influentes na internet que falavam de temos em voga e me deparei com o canal de youtube da Ellora Haonne. Em um vídeo sobre consumo consciente e como podemos não nos sentir inferiores, Ellora citou uma filosofia chamada ecossocialismo. Fiquei curiosa e assisti o vídeo até o fim para depois ouvir o podcast que ela indicou sobre o assunto.

Ao começar a ouvir sobre ecossocialismo fui e voltei várias vezes no áudio para entender e fixar a explicação.

Afinal, o que é ecossocialismo?

ecossocialismo

*foto de compostingnews

Ecossocialismo é uma vertente do socialismo que sugere a reorganização da vida na terra, entendendo que os desafios materiais tem origem em questões ambientais. É bem difícil pensar no mundo atual sem se preocupar com tudo que está acontecendo ao nosso redor e nas consequências da destruição dos recursos naturais.

A busca impiedosa pelo lucro deixa completamente de lado a atenção que deve ser dada ao meio ambiente e, sem dúvidas, é por isso que vemos tragédias anunciadas como as que aconteceram em Mariana e Brumadinho, em Minas Gerais.

Para o ecossocialismo todas essas consequências chegam até nós em função do capitalismo e do consumo desenfreado que nos condiciona a viver em meio ao caos. A principal função do ecossocialismo é nos ensinar mais sobre a relação do ser humano com a natureza de modo que no futuro a vida na terra ainda seja possível.

Alguns pontos sobre o ecossocialismo que entendo como bastante relevantes pro cenário atual que vivemos é que ele vai contra a ideia de que o consumo traz felicidade e desmistifica a construção de que a defesa da vida se restringe apenas a espécie humana, e sim, à todas as formas de vida.

Poucos sabem mas o ecossocialismo não acusa o ser humano como o culpado pela degradação da natureza e sim a propriedade privada, que dá lucros à alguns, destruindo assim a vida de outros e do todo.

O ecossocialismo é uma perspectiva que está cada dia ganhando mais espaço em discussões e devemos dar atenção e colocar em prática, dentro da nossa realidade, a melhor maneira de preservar o meio em que vivemos e a natureza que nos cerca.

Esse post foi desenvolvido pela Helena Oliveira, colaboradora do blog! Acompanhe ela nas redes sociais: @helenaoliveira e @books.tips

(Visited 6 times, 1 visits today)
Avatar

Sobre o Autor

Gaúcha, 19 anos, vegana e em busca de uma vida mais leve e sustentável para todos! Estudante de fotografia e moradora de Porto Alegre - RS. Quer saber mais sobre mim e o blog? Clique aqui

Postagens Relacionadas

Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.