Responsive image

25/04/2018

O que são os objetivos de Desenvolvimento Sustentável?

E aí, tu sabe o que são os Objetivos de Desenvolvimento SustentávelVem cá que a gente te conta!

Com o objetivo principal de atender à todas as necessidades da geração atual sem afetar as condições de existência das gerações futuras, o desenvolvimento sustentável tem desde 2015 gerado muitas discussões e expressa bem o que é sustentabilidade hoje em dia.

Ao analisar os indicadores quanto às futuras gerações, a ONU propôs um plano aos seus 193 países membros com 17 objetivos que levem esses países ao desenvolvimento sustentável até 2030. A partir daí, surgiram objetivos que são essenciais para que os países alcancem o desenvolvimento sustentável desejável.

Quando descobri que existiam esses 17 objetivos fui correndo ver quais eram e como nós, enquanto sociedade, podemos ajudar a proteger as próximas gerações que vem por aí.

Vamos conhecer esses objetivos então?

Os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável

1 – Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.

2 – Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e a melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.

3 – Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

4 – Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

5 – Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

6 – Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos.

7 – Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia, para todos.

8 – Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.

9 – Indústria, inovação e infraestrutura.

10 – Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.

11 – Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

12 – Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.

13 – Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos.

14 – Conservar e usar sustentavelmente os oceanos, os mares e os recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

15 – Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degraação da terra e deter a perda de biodiversidade.

16 – Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

17 – Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Ufa!

Todos os 17 objetivos são mega importantes e eu acho que se cada um fizer o mínimo por cada um deles, conseguiremos atingir o objetivo maior que é proteger nosso mundo pras futuras gerações.

Mas voltando um pouquinho para cada um dos objetivos, me chamou a atenção o objetivo cinco. Ele fala o seguinte:

“ALCANÇAR A IGUALDADE DE GÊNERO E EMPODERAR TODAS AS MULHERES E MENINAS”

Gente, olha que bonito isso. Pela primeira vez em alguma plano mundial, se fala em igualdade de gênero e em valorizar as meninas e mulheres! Sabemos que mesmo que todos falem que o direito é igual para todos, na prática, não é bem assim que funciona. E ver que a luta de mulheres e meninas pelo seu espaço na sociedade está sendo vista como uma prioridade e no centro de uma discussão sobre o desenvolvimento sustentável do mundo é incrível.

É muito legal ver que pelo menos existe o pensamento de promover a igualdade entre todos esteja sendo assunto global né?

Em resumo, os objetivos de desenvolvimento sustentável são formas de colocar em prática atitudes que podem construir um mundo melhor para se viver e, se fizermos o mínimo, com certeza já vamos ajudar o mundo a ser mais justo, saudável e igualitário!

Curtiram conhecer um pouco mais sobre o desenvolvimento sustentável? Você pode ler mais sobre no site das Nações Unidas do Brasil!

desenvolvimento sustentável ODS

Escrito por Helena de Oliveira, colaboradora do blog! 

 

(Visited 23 times, 1 visits today)

Sobre o Autor

Gaúcha, 19 anos, vegana e em busca de uma vida mais leve e sustentável para todos! Estudante de fotografia e moradora de Porto Alegre - RS. Quer saber mais sobre mim e o blog? Clique aqui

Postagens Relacionadas

Facebook

Comentários

  1. Vickawaii disse:

    Adorei o post! Tenho um pezinho no Direito Ambiental e acho que desenvolvimento sustentável – e conceitos ligados ao meio ambiente em geral – deviam ser mais aprofundados para toda a sociedade, por isso acho super importante você trazer essa temática para o blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *