Responsive image

22/11/2016

Um breve resumo da história da fotografia

Estamos fotografando o tempo todo e a cada vez mais, mas, você sabe como a fotografia surgiu? A sua história, o seu desenvolvimento e todo o caminho que passou para chegar até o patamar que se encontra hoje é muito interessante! Nesse post trago um breve resumo da história da fotografia para facilitar tudo para você.

resumo da historia da fotografia

Para facilitar: um breve resumo da história da fotografia

A fotografia é resultado de décadas de estudos, práticas e experiências. Não foi fácil, isso nós podemos afirmar. As primeiras descobertas que levaram à invenção da fotografia surgiram ainda antes de cristo! Uma das descobertas foi a câmara escura, a qual é uma caixa composta por paredes opacas, que possui um buraquinho em um dos lados, e na parede paralela a este orifício, é colocado uma superfície fotossensível. Calma lá, eu explico: os raios de luz entram pelo buraquinho da caixa e são projetados na mesma. Assim, é produzida uma imagem invertida, que foi “trazida” pelos raios de luz! Vários estudiosos e pesquisadores evoluíram com essa técnica, que é possível ser utilizada até hoje!

O século XVIII iniciou com descobertas importantes! O inglês Thomas Wedgwood foi o primeiro a fazer experiências com o objetivo de obter os contornos de objetos, usando uma luz forte que incide nos mesmos, técnica atualmente conhecida como fotograma. Porém, ele não conseguiu fixar as imagens obtidas, ele conseguia ver no momento do feitio mas a imagem não durava no papel. Até a descoberta da fotografia, os pesquisadores sabiam o processo, o que faltava era descobrir como fixar uma imagem, o que seria, futuramente, a fotografia.

resumo historia fotografia

exemplo de fotograma | retirado de alternativafotografica.wordpress.com


Joseph Niépce
foi um grande pesquisador e um dos que realmente descobriu a fotografia. Ele pesquisou outros materiais para utilizar na câmara escura, a fim de conseguir a imagem fixada. Em 1822, começou a usar o Betume da judeia, famoso piche, o qual foi o primeiro que deu certo! Niépce obteve os primeiros resultados com uma placa de metal exposta a luz solar em 1826 (heliografias)! No ano seguinte, ele apresenta as heliografias ao governo francês, porém, não aceitam a ideia.
Em 1829, um grande passo é dado: Niépce se associa a Daguerre, o qual já vinha estudando as imagens também, e juntos eles buscam resultados. Daguerre começa a investigar o iodeto de prata como solução para fixar imagens e, infelizmente, Niépce falece em 1833. Por mais quatro anos, Daguerre continua as pesquisas e testes, até que em 1839 ele descobre o hipossulfito de sódio, que funciona bem para revelar e fixar imagens. Daguerre chegou, então, a um resultado final!
 
A primeira fotografia foi feita por Daguerre em 1837, ela se chama “natureza morta” e ele precisou de OITO HORAS de exposição ao sol para conseguir! Incrível, né?  Em 19 de agosto de 1839, Daguerre ofereceu a ideia ao governo francês, o qual aceita a patente dele. Assim, ficou conhecido como Daguerreótipo o primeiro processo de fotografia existente! Lembrando que Niépce teve muita influência nisso tudo, porém Daguerre usou apenas seu nome.
resumo da história da fotografia
resumo historia da fotografia

natureza morta – daguerre

Eu acho extremamente incrível essa história e, principalmente, conhece-la! Hoje, fotografamos em segundos, tiramos fotos de qualidades maravilhosas, e acredito ser essencial conhecer os pesquisadores que nos ofereceram essa maravilha chamada fotografia. Como a ideia foi patenteada, para fotografar você devia pagar, ou seja, era apenas quem tinha muito dinheiro. Esse foi um breve resumo da história da fotografia. Apartir disso, outros estudiosos buscaram mais e mais técnicas a fim de obter um tempo de exposição menor e maior qualidade nas fotografias.
Ei, gostou de ler esse resumo da história da fotografia? Já sabia sobre? Me conte aqui!
  Já viu a categoria Fotografia aqui no blog? Clique aqui e veja posts do tipo

(Visited 240 times, 1 visits today)

Sobre o Autor

Gaúcha, 18 anos, estudante de fotografia, louca por seriados e apaixonada pela arte. Quer saber mais sobre mim e o blog? Clique aqui

Postagens Relacionadas

Facebook

Comentários

  1. Lukas Reis disse:

    Ahh como amo essa história, conheço muito bem por sinal hehe
    Quando comecei a me aprofundar na fotografia, fiz várias pesquisas e descobri muita coisa. Você reuniu muito bem as informações Liz, gostei muito!

  2. Luly disse:

    Eu gostei tanto do seu post que indiquei ele nos meus links da semana, só não tinha vindo comentar ainda!
    Na verdade ele me fez sentir uma nostalgia enorme… Fiz algumas disciplinas sobre fotografia na faculdade e essa parte da história foi logo no primeiro período, lembro de quando nossa professora levou um daguerreótipo pra gente ver, nossa, parecia surreal poder pegar em algo que era resultado de tantas horas de esforço e ver do lado das nossas câmeras digitais que tiram trocentas fotos por dia, hahaha! Gostoso demais analisar isso…

    1. Liz Chollet disse:

      AAAI QUE LINDA! Muito obrigada, viu? Fico muito feliz mesmo!

  3. Váh disse:

    Fotografia é amor <3333
    Adorei o post pra saber um pouco mais sobre *-*

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

  4. Gislaine disse:

    Poxa, fiquei meio triste quando o post acabou. Achei intrigante a história e por mim lia bem mais (fica a indireta por mais postagens assim, beijos!).
    P.s.: Que danadinho o Daguerre x.x
    Gislaine | Paraíso da Leitura

  5. eu amei saber tudo isso, sou fascinada por fotografia.
    é incrível como as pessoas são persistentes pra conseguir um click né! <3

  6. Adorei saber a história da fotografia, é bom ter mais cultura geral. Beijo bom.

  7. Que interessante! A gente tem hoje em dia tudo muito fácil, celulares tirando fotografias com altas qualidades e não paramos um segundinho pra pensar em como houve essa evolução. Eu sempre fiquei curiosa na questão de como era a primeira câmera fotográfica, qual a primeira foto tirada… Já tinha ouvido falar sobre a câmara escura quando era criança e fiquei interessada em ter uma, rsrs.

  8. Goisthy belitt disse:

    Adorei saber um pouco mais sobre a história da fotografia.

  9. Cassiane Neves disse:

    Adorei seu Post Bem lindinho ele,eu nem conhecia essa história da fotografia ❤

  10. Kelly Mathies disse:

    Sempre gostei muito da história da foto ♥ Quando comecei a faculdade, logo no primeiro semestre, meu professor de fotografia vinha toda noite falar um pouquinho sobre esses caras. Eu ficava fascinada. Aliás, ele até ensinou a gente a fazer uma câmera escura rs, foi interessante ver por outro ângulo, literalmente. Amei teu post, saber um pouquinho mais sobre o que a gente gosta vale tanto a pena, né?

  11. A camara escura me lembrou o livro Moça com Brincos de Perola, que fala sobre o pintor holandês Veermer, tem algumas cenas com essa camara, que o ajudava a visualizar melhor seus quadros. Fotografia é algo fascinante!

    1. Liz Chollet disse:

      Eu amo esse filme! Aliás, já fiz um trabalho sobre <3 é demais, né?!

  12. Adorei o post, não sábia direito a história da fotografia…. Amo saber as origens das minhas coisas favoritas!

  13. Ahhh, que incrível! Eu realmente não tinha ideia da história, amei seu post! <3
    Realmente, eu adoro saber a origem das coisas. Principalmente dessa coisa linda que é a fotografia. É tão incrível perceber que hoje tiramos fotos em segundos, mas que para isso acontecer alguém esperou 8 horas!

    Beijos! :*

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *