Responsive image

22/09/2016

Setembro amarelo: 3 filmes para entender a depressão

filmes-retratam-depressao-setembro-amarelo
Oi! Vamos bater um papo bem sério? Setembro é o Mês Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. Achei a campanha incrível, já que se não falarmos sobre, não teremos como combater, certo? Agora, me responde uma coisa: você conhece alguém que sofre de depressão?
A depressão é um distúrbio de humor que atualmente afeta 350 milhões de pessoas de todas as idades ao redor do mundo, mas apesar dessa grandiosidade toda, ainda é tratada como um tabu na sociedade. As pessoas costumam associar a depressão a uma simples tristeza, mas não é bem assim! A depressão vai além de você se sentir triste por um dia. Essa tristeza te acompanha pela vida e bagunça sua mente, seu quarto, seus estudos e seus relacionamentos.Ela te bloqueia de realizar coisas antes tão simples de serem feitas e – muitas vezes – te apresenta uma amiga dela: a ansiedade.
Infelizmente falta muito acesso à informação sobre, então muita gente acaba dizendo que “é frescura” e que “ah, isso passa”…por isso a importância da campanha desse mês: repassar maiores informações sobre a depressão (e outros disturbios também!) e quebrar esse tabu! Pensando nisso, resolvi trazer para vocês um top 3 de filmes que retratam bem a depressão!  

 

Se Enlouquecer, Não se Apaixone (2010)

filmes-para-entender-a-depressao-setembro-amarelo

Um dos filmes que eu acredito melhor representar e explicar o tema. De um modo leve e descomplicado, traz á tona a história de Craig, um jovem apaixonado pela namorada de seu melhor amigo, com muitas decisões a tomar sobre seu futuro e um grande potencial suicida. Percebendo esse potencial, ele resolve buscar ajuda e é internado em uma clínica, na qual conhece pessoas que o ajudam a ver a vida de outro modo. Uma das melhores coisas sobre o filme, no meu ponto de vista, é o fato de mostrar que a depressão atinge a todos! Craig é um moço que tem uma família a qual faz de tudo para vê-lo feliz e ajudá-lo, mas a depressão não tem barreiras, ela pode atingir qualquer um de nós. Super recomendo! 
 

 

As Horas (2002)

filmes-para-entender-a-depressao-setembro-amarelo

O filme é considerado por muitos como o que melhor retrata a depressão e é uma adaptação cinematográfica já indicada ao Oscar! Focando em três mulheres depressivas de diferentes eras, personalidades e vidas (uma escritora, uma dona de casa e uma moderna novaiorquina), as três são interligadas por meio do livro “Mrs. Dollaway. Enquanto a primeira delas escreve, a segunda lê os capítulos e a terceira parece ser a personificação do personagem do livro. Bacana, né? 
 

 

Geração Prozac (2001)

filmes-para-entender-a-depressao-setembro-amarelo

O filme trata a história de Lizzy, uma garota que vivenciou e sofreu vários problemas na família, os quais ela carrega desde a infância e são um grande fardo para ela. Por causa da depressão (iniciada na infância), ela teve uma vida isolada, mas espera mudar isso quando é aceita em Harvard para estudar jornalismo.
“Geração Prozac” é um filme que nos mostra não só como a pessoa depressiva se sente, mas também como afeta os outros que estão ao seu redor. Além disso, o filme retrata como é longa a jornada contra a depressão, nos mostrando que não funciona da noite pro dia e que precisamos ter paciência.

Como eu falei nesse post do filme Pets, pretendo trazer bastante coisa sobre cinema aqui pro blog! Curto muito e adoro falar sobre, espero que estejam gostando e que esse post sobre o setembro amarelo abra a mente de vocês também <3

Um beijo!

(Visited 39 times, 1 visits today)

Sobre o Autor

Gaúcha, 18 anos, estudante de fotografia, louca por seriados e apaixonada pela arte. Quer saber mais sobre mim e o blog? Clique aqui

Postagens Relacionadas

Facebook

Comentários

  1. Nunca assisti nenhum deles mas acho super importantes esses filmes que retratam uma situação tão comum no mundo todo. Você conhece a série You are the worst? No final da primeira temporada se descobre que uma das personagens tem depressão crônica e agora estão retratando bem como é ter tal doença, achei super legal a iniciativa, nunca tinha visto em nenhuma outra!

  2. Fabiele Feó disse:

    Não assisti nenhum pelo que lembro, mas vou colocar na lista, sempre bom entender a depressão e parar de julgar né!!

  3. Erica Oliveira disse:

    Depressão é complicado. Eu já passei por isso e as vezes quando assisto algum filme em que o personagem passa pelos mesmos momentos fico um pouco perturbada pq ainda não me curei completamente. Então confesso que procure nem assistir esses filmes pq acabo ficando um tantinho mal rs
    Mas para quem não conhece o processo da depressão acho que é super legal.

    1. Liz disse:

      Sim! Tenho e entendo..mas curto ver justamente por me identificar, entende? <3

  4. Pry disse:

    Gostei mto das dicas. Não assisti esses filmes ainda e ja vou colocar na minha listinha!

  5. Não conhecia nenhum desses, mas já adicionei para a lista. Infelizmente, a depressão acontece com mais frequência do que imaginamos, e a maioria não a trata como tal :/

  6. Depressão sempre será um assunto que mexe comigo por n motivos. Nunca fui a um profissional, mas já presenciei centenas de sintomas e já cheguei a pensar em suicídio várias vezes. Sempre é mais complexo do que parece e infelizmente poucas pessoas entendem isso. Não sei por que exatamente, mas o último filme mencionado me chamou mais atenção, acho que me vi na personagem. Não tenho dúvidas de que são filmes ótimos. Vou salvar para ver se consigo assistir on-line.
    Obrigada pelas dicas e por falar desse assunto tão importante!
    Beijo

  7. Memories disse:

    Nossa! Não sei se conseguiria assistir esses vídeos, eu gosto de filmes um pouco mais alegres mas entendo a mensagem que eles querem passar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *