Responsive image

13/05/2017

Tudo sobre cosméticos veganos – Benefícios e onde comprar

Os cosméticos ocupam grande parte do nosso mercado de consumo e são parte da nossa rotina, mas de nada adianta investir em bons cosméticos e cuidar da sua beleza e saúde se a preocupação com o planeta em geral for deixada de lado. É com o propósito de criar cosméticos bons e que não prejudiquem a natureza que os cosméticos veganos entram no mercado! Porém, além dos veganos, existem os cosméticos cruelty-free, naturais e os orgânicos. Você saberia dizer a diferença?

cosméticos veganos

Cosméticos veganos, cruelty-free, naturais e orgânicos

A diferença é simples e direta: cosméticos naturais excluem o uso de elementos sintéticos (como em corantes e fragrâncias), na produção, 95% dos ingredientes devem ser de origem natural e os 5% restantes podem ser sintéticos, segundo a norma.  Os cosméticos orgânicos focam em utilizar matérias-primas que não levam agrotóxicos no seu cultivo! O produto precisa cumprir as regras do natural e ter 95% dos ingredientes vegetais  de produção orgânica. Já os cruelty-free (sem crueldade) não podem, na sua produção, ser testados em animais. E finalmente, os cosméticos veganos, tem como princípio que na sua composição não são utilizadas matérias-primas de origem animal ( como cera de abelha, leite ou banha) e muito menos ocorre o teste em animais.

Quer saber mais sobre o veganismo? Leia “7 ótimos motivos para ser vegano”

Características dos cosméticos veganos

Características da produção dos cosméticos –  A principal diferença entre cosméticos tradicionais e veganos é que os cosméticos convencionais são compostos por ingredientes sintéticos (vindos do petróleo e desenvolvidos quimicamente), enquanto os naturais, orgânicos, cruelty-free e veganos são feitos com ingredientes de fontes naturais, sustentáveis e que fazem muito bem para a pele. Outro fato importante é que os tradicionais são testados em animais, pois os ingredientes são tóxicos e causam reações alérgicas nas pessoas, já os outros, por conta da matéria-prima pura, não agridem a pele e podem ser testados tranquilamente.

As consequências –  Além de usar produtos químicos e tóxicos e testar em animais inocentes, os cosméticos tradicionais geram resíduos tóxicos que poluem o meio ambiente também podem ser um risco para o organismo, já que são absorvidos e caem direto na corrente sanguínea.

Motivos para escolher cosméticos veganos

Ser vegano não é apenas excluir alimentos de origem animal do prato. O veganismo exclui totalmente o uso de produtos de origem animal, seja esse produto o seu shampoo, sabonete, máscara para cílios, creme para o corpo, sabão em pó, etc. Pode parecer complicado, difícil e chato ter que repensar tudo o que você vai usar, mas você já parou para pensar sobre o quanto os animais sofrem para gerar o nosso “bem-estar”?

 1 – Excluir produtos de origem animal (ou derivados) da sua rotina de beleza

Para ser mais explícita, trouxe alguns exemplos do que retiram de animais para a produção de cosméticos: ácido úrico (extraído de vacas), extratos de insetos mortos, cera de abelhas, colágeno hidrolisado obtido através de ossos e cartilagens de animais,  a lanolina obtida do sebo da lã de ovelhas, glicerina de origem animal e até óleo de tartaruga para a produção de cremes e shampoos. E não podemos ser inocentes e pensar que apenas retiram dos animais, até porque isso já é uma grande forma de abuso. Muitos animais morrem para ser possível extrair tal “Ingrediente” e outros sofrem muito para a retirada de uma pequena coisa. A retirada de cosméticos tradicionais do seu dia a dia pode ser complicada, mas nada é mais gratificante do que saber que você não contribui – e luta pela causa.

2 –  Você evita produtos testados em animais.

Nenhum cosmético vegano é testado em algum animal! Os testes são em pessoas ou in vitro.

3 – Saúde (de verdade) para a sua pele e seu organismo

Já que cosméticos veganos não utilizam tóxicos e nem ingredientes criados em laboratórios, não vão agredir a sua pele como os tradicionais fazem, muitas vezes. A produção dos cosméticos veganos conta com muito menos ingredientes, visando um produto natural e leve, assim eles costumam ser ótimos para todos os tipos de pele.

4 – Você ajuda a natureza

Cosméticos tradicionais geram resíduos que poluem a natureza (como o microplástico nos esfoliantes, que prejudica o funcionamento dos oceanos e a vida aquática), já os cosméticos veganos contam com resíduos naturais que “abraçam” a natureza. Além da questão do resíduo do produto, a maioria das marcas veganas se preocupa em utilizar materiais, para recipientes, que sejam reutilizáveis e reciclados.

Empresas tradicionais e dicas de empresas veganas

Algumas das principais marcas de cosméticos que exploram animais e fazem o teste nos mesmos são as seguintes:

cosméticos veganos

fonte: PETA

Para ver a lista completa, acesse o pdf feito pela PETA  . Veja também as empresas que NÃO testam no outro pdf da PETA. 

Dicas de cosméticos veganos do brasil

  • Surya Brasil
  • Alva
  • Feito Brasil
  • Vyvedas
  • Cativa Natureza
  • Multivegetal
  • Reserva Folio
  • Herbia
  • Ikove

Para ver uma lista com 21 maquiagens nacionais e veganas (por até 20R$!) acesse Lista com 21 Maquiagens Nacionais Veganas por até R$20,00 Reais. Mais de 100 Produtos Veganos!

Links úteis sobre cosméticos veganos

Ingredientes de origem animal presentes em cosméticos

Principais ingredientes de origem animal 

Esmaltes veganos que cabem no bolso

Espero que tenham gostado do post, que tenha sido útil e capaz de fazer refletir! Qualquer dúvida, fale aqui! Você já usou algum cosmético vegano? Pensa em mudar?

 

 

(Visited 101 times, 1 visits today)

Sobre o Autor

Gaúcha, 18 anos, estudante de fotografia, louca por seriados e apaixonada pela arte. Quer saber mais sobre mim e o blog? Clique aqui

Postagens Relacionadas

Facebook

Comentários

  1. Laura Nolasco disse:

    Legal demais esse post! Procuro sempre priorizar os produtos artesanais, naturais, orgânicos… E ser vegano agora é um pontinho a mais!! Vou dar uma olhada pra conhecer melhor as marcas!
    Beijos!

  2. Liz, amei a postagem. Eu assisti um documentário que até vou falar sobre ele no blog, como maltratamos os animais a troco de nada, é tão triste ver essa situação que me dói sabe. Eu queria procurar coisa veganas, aliás, acompanho uma youtuber que é vegana e ela às vezes dá dicas de produtos para pele, cabelos, etc, tudo vegano. Eu vou dar uma olhada nessas marcas!

    Beijo.

  3. Daianny Rocha disse:

    Uau, quantas dicas, estou amando produtos veganos, tenho procurado bastante sobre varios e seu post me ajudou muito. Mesmo não usando muita maquiagem, produtos para cabelo eu amo e uso bastante.

    Algumas dessas marcas eu não conhecia, já vou aproveitar e procurar vários produtos!

    Beijinhos.

  4. Adorei o post Liz, vendo assim não tem nenhuma vantagem em comprar os cosméticos tradicionais. Já que além de serem testados em animais, poluírem, provavelmente não fazem tão bem para a nossa pele quanto parece. Fiquei com vontade de testar alguns produtos veganos :))
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

  5. To adorando essa vibe de cosmeticcos orgânicos/veganos. To esperimentando várias coisas maravilhosas e amando. Quero levar esse tipo de consumo pra vida toda. <3

  6. Impressionante como a cultura de consumir produtos de todo o tipo de origem animal está impregnada na sociedade, né? Graças a pessoas como você e ao acesso a informação é possível pesquisarmos e tentarmos tomar decisões melhores na hora da compra de todas essas coisas.
    Ultimamente eu tenho entrado na onda de consumir menos roupas e quando o fizer, dar preferência a lojas sustentáveis e isso tem gerado motivação para que eu mude não só o consumismo de moda. Já ando com uma listinha de marcas que posso comprar cosméticos e duas vezes por semana faço substituição dos alimentos de origem animal. Acredito que, ainda que pouco, eu também esteja contribuindo para a mudança do mundo. <3
    Beijo Liz,

    blog vestidinho jeans

  7. Kelly Mathies disse:

    É incrível como as marcas mais conhecidas são as que mais se envolvem em coisas do tipo, né? Atualmente ando bem chata com as coisas que uso e já saio lendo a composição antes mesmo de comprar rs. Irrita algumas pessoas, mas percebi que faz minha saúde dar um abraço quentinho em mim e agradecer pelo tempo de procura. No fim das contas, acaba sendo muito melhor tirar um tempo para procurar produtos de qualidade do que comprar aqueles que estão em alta. Adorei ♥

  8. Amei o teu post ! Não conhecia ao certo as diferentes categorias e ultimamente estou querendo mudar esses hábitos que fazem mal a mim e a natureza. Fiquei muito triste em saber que uso marcas que testam em animais. Vou salvar teu post porque ele é muito útil.

    Beijos

    O Mundo de Eulália

  9. Eu não uso muita maquiagem mas as que eu tenho não são veganas. Lendo alguns posts sobre produtos vegan eu vi que eles são muitas vezes melhor que os “normais” e tenho vontade de experimentar. Principalmente os produtos da Lush que é tudo natural e artesanal. Deve ser tudo muito bom, cheiroso e sem testes em animais que é o melhor. <3

    Não conhecia algumas dessas marcas e vou aproveitar para conhecer elas. hihihi

    Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *