Responsive image

02/10/2016

Tudo sobre o coletor menstrual | Dúvidas, dicas e reflexão

O coletor menstrual existe desde 1930 porém não faz muito que fez sucesso no Brasil e vem gerando dúvidas em milhares de pessoas. Eu conheci o famoso “copinho” quando uma amiga comprou e me explicou como funcionava, desde então eu resolvi buscar mais informações sobre e entrar no grupo Coletores Brasil – menstrual cups, no qual quem usa compartilha a experiência e ajuda quem está iniciando! Foi nesse momento em que eu decidi que iria largar os absorventes comuns e partir pro coletor menstrual. Nesse post, explico tudo sobre o coletor menstrual: dúvidas, dicas e reflexões.

tudo sobre o coletor menstrual

Há pouco tempo recebi um coletor da In Ciclo e então postei essa mesma foto lá no meu instagram , deixando como um espaço de “tira-dúvidas”. Porém, não só se tornou um espaço de muitas dúvidas como eu percebi que apesar de os coletores estarem ganhando espaço no Brasil, eles ainda causam certo medo nas pessoas, um medo que existe porque somos ensinadas a ter certa repulsa ao nosso ciclo. A menstruação ainda é um tabu muito grande e criar um método mais confortável e seguro para nós, confronta quem não aceita isso muito bem.

Como acontece com muitas mulheres, eu também cresci com a mentalidade de ter repulsa do meu ciclo, porém à medida em que fui ficando mais velha parei pra pensar que o ciclo menstrual é um funcionamento orgânico do nosso corpo, não tem nada de sujo ou errado nele. E sabe o que mais? O coletor só me fez entender isso mais ainda! Sem mais demandas, vamos lá: quer saber tudo sobre o coletor menstrual!

 Tudo sobre o coletor menstrual: dúvidas gerais

O coletor é como um copinho é feito de silicone hipoalergênico e por isso é totalmente maleável. O copinho é uma opção aos absorventes externos e internos e é inserido no canal vaginal, onde vai coletar o sangue menstrual. Como é feito de silicone, ele vai se adequar perfeitamente ao seu canal vaginal, portanto não existe risco de vazamento. – apesar disso, é recomendado usar um absorvente externo nos seus primeiros dias usando, para ter certeza de que está tudo certo. O coletor pode ficar no canal vaginal até por 12h, ou seja, você não precisa ficar limpando toda hora e muito menos tirar para ir ao banheiro.

tudo sobre o coletor menstrual

 

Tudo sobre  o coletor menstrual: como usar o coletor?

No momento em que você tiver o seu coletor em mãos, deve esterilizá-lo – e do mesmo modo, antes e no final de todo ciclo. Para esterilizar, ou você adquire a panelinha que a marca InCiclo vende (estou pensando em comprar a minha!) ou você pode usar alguma que tenha em casa, pode ser até mesmo uma caneca esmaltada. Mas, lembrem-se de usar apenas para isso! Você coloca o coletor e água fervente no recipiente que escolher e deixa por cerca de quatro minutos, depois disso você já pode utilizar! E não se esqueça de fazer isso ao final dos seus outros ciclos.

Para inserir o coletor a própria marca te mostra várias dobras possíveis  – eu sigo essa da imagem, mas você que define como fica melhor para inserir. Sobre a posição para colocar, é você quem define também, o coletor te permite total liberdade! Eu prefiro colocar no banho e levemente agachada, mas a cada ciclo testo novas maneiras para saber como funciona comigo – fica a dica.

tudo sobre o coletor menstrual

Uma coisa extremamente importante é que o coletor não deve ficar “tão pra dentro” como um absorvente interno, lembre-se disso! Ele fica próximo a entrada do canal e o interno fica próximo ao colo do útero. Como você insere ele dobradinho, tem que conferir se ele se abriu certinho no seu canal, para fazer isso basta girá-lo ou passar o dedo próximo a sua borda.

tudo sobre o coletor menstrual

O coletor pode ficar até 12 horas no seu canal vaginal, porém nos primeiros dias eu tirei em bem menos tempo (4h) porque queria saber como estava sendo o fluxo do meu ciclo. Mas, nos seguintes ciclos, já usei por bem mais horas. Para retirá-lo, basta apertar o fundinho do coletor (retirando o vácuo) e puxar. Feito isso, é só despejar o sangue no vaso sanitário ou no ralo do banheiro, lavá-lo e colocá-lo novamente! Assim mesmo, fácil e tranquilo. 

As vantagens do coletor menstrual

  • O coletor é confortável! Você basicamente não sente ele, não existe perigo de vazamento e você pode realizar todas as suas atividades (sim, esportes também!) sem preocupações.
  • É econômico.  O coletor pode durar até 10 anos – se você utilizar e limpar certinho – portanto, é uma grande economia. Além disso, ajuda o meio-ambiente. Pense em quantos absorventes você já usou até hoje!
  • É cruelty-free. Além de ajudar a natureza, os coletores InCiclo não são testados em animais.
  • Muito mais saudável. Coletores não possuem produtos químicos, portanto, não alteram o PH da vagina e não criam alergias e assaduras.
  • Não cria odor, já que o sangue não entra em contato com o ar.
  • Amor ao ciclo. Como eu citei no início do post, o coletor, com tantas vantagens, te permite cuidar bem melhor do seu ciclo, o qual é importante!

Existem coletores de tamanhos diferentes, mas as marcas te ajudam nisso! A InCiclo vende dois tamanhos: A (para mulheres com mais de 30 anos e/ou filhos) e B (menos de 30 anos e/ou sem filhos).  Assim fica fácil saber o seu tamanho, né? Além disso, a InCiclo te envia junto do coletor um “manual de instruções”, para não ter erro!

Por que comprar da InCiclo? A InCiclo é uma marca nacional, isso ganha muitos pontos comigo! Ver que uma marca brasileira incentiva e se preocupa com tudo isso é lindo demais! A marca te dá total apoio sobre o coletor: te disponibiliza imagens de dobras, te ensina tudo direitinho, é como se fosse uma amigona! O produto é de alta qualidade e chega bem embaladinho <3 Por isso e muito mais, super indico a InCiclo.

Agora que você já sabe tudo sobre o coletor menstrual, leia esses posts que podem te ajudar ainda mais!

“Porque o coletor não é só sobre sangue  – A Menina da Janela

5 motivos para comprar agora o seu coletor menstrual” – Super Ela

Virgens e o coletor menstrual” – Korui

Vídeo: InCiclo – Como usar o coletor menstrual” – InCiclo

Tipos e exemplos de dobras – Estrangeira

 Espero que esse post ajude vocês e que incentive a partir pro uso do coletor, buscando sempre uma relação de amor com o próprio corpo e ciclo. Se tiverem alguma dúvida, podem deixar aqui nos comentários que – se eu souber –  posso ajudar! Não deixem de visitar os links que deixem aqui e o site da InCiclo!

(Visited 109 times, 1 visits today)

Sobre o Autor

Gaúcha, 18 anos, estudante de fotografia, louca por seriados e apaixonada pela arte. Quer saber mais sobre mim e o blog? Clique aqui

Postagens Relacionadas

Facebook

Comentários

  1. Adorei o post!! Eu tinha visto um video da Juliana Goes falando sobre e super me interesse e agora seu post me lembrou daquele video. Claro que de inicio dá um receio de pensar em usar, mas acho que vale muito mais a pena do que OB e tals. Tudo bem que o liquido fica interno, mas ele sempre fica não é mesmo? Hahaha Quem sabe em 2017 eu comece a ter um habito mais sustentável com minha região intima <3
    Quando tiver um tempinho livre passa lá no meu blog? Adoraria receber um comentário seu <3 Beijooos
    http://www.palavrasambulantes.com/2016/11/aquela-mania-de-carregar-o-mundo-nas.html

  2. Luana Braz disse:

    Ai, que post do amor. É incrível como nossa menstruação ainda é tão demonizada né? Me deixa muito triste isso, mas ainda bem que na contramão disso tudo temos posts como esse e cada vez mais mulheres se empoderando e amando seus ciclos. Sobre o coletor: EU PRECISO DE UM PRA ONTEM. Faz tempo que eu fico só na pesquisa, olhando, vendo como é e nunca que compro o meu. Já ta passando da hora, esse post então já me deu ainda mais vontade. Vou ir conferir no site da InCiclo. Obrigada pelas dicas e pelo post maravilhoso! <3

  3. Entre Anas disse:

    Tô pensando em comprar o copinho faz uns meses e toda vez vejo um post, uma foto, um vídeo que aumenta a voz na minha cabecinha “compra, compra, compra” hahaha
    Tenho medo de não me adaptar por ser muito receosa em relação a coisas dentro de mim hahahaha por mais estranho que isso soe. Nunca consegui usar OB, mas eu sei que o coletor é mais confortável (como você falou pra clarinha ali em cima), mas, ainda assim, sou tão desastrada que sei que vou ter que chamar as miga pra me ajudar a tirar nas primeiras vezes hahaha

  4. To usando fazem dois meses e é só amor, né? <3 bora acabar com todo o lixo que produzimos, coletor é vida!

  5. Bianca Carla disse:

    Gostei bastante do post porque foi bem claro e conciso sobre como usar o coletor. Confesso que ainda tenho minhas dúvidas, mas lendo o post já deu uma ajuda e uma vontade de experimentar. Afinal, só vou saber como é mesmo quando eu experimentar.

    Beijos

  6. Ótimo post! Bem explicativo e ilustrativo e tira todas as dúvidas! Eu tenho um coletor da inciclo já tem quase dois anos, mas o problema é que de uns tempos pra cá meu corpo anda “rejeitando” ele, sempre observo que há vazamentos e preciso usar o absorvente externo :/ além de que ele ficou todinho manchado, e só depois descobri que lavar o copinho com bicarbonato de sódio é essencial, além de, claro, fervê-lo na panelinha. Agora estou na dúvida, quero trocar de marca pra ver se esses vazamentos param 🙁

  7. Menina Moderna disse:

    Wooow, eu pensava que o coletor menstrual era coisa de usar um dia e jogar fora, sabe ? como absorvente normal, nao sabia que dava pra usar por muito tempo, estou pensando seriamente em comprar o meu e testar, vai que da certo ahaha, obrigada por compartilhar, me ajudou muito

  8. Renally Sousa disse:

    Foi bem esclarecedor teu post! O uso de coletor ainda é um grande tabu, confesso que nunca experimentei, porém tenho vontade!
    Beijos

  9. Acredita que eu morro de medo de testar?
    Sou muito “sem sorte” nessas coisas, toda vez que faço o teste de coisas diferentes (além do absorvente normal) acontece alguma coisa.
    Já tentei usar absorvente interno e me incomodou demais, eu não ficava nada confortável.
    Espero um dia criar coragem e testar o coletor também.
    Amei seu post e já compartilhei <3
    Beijinhus e sucesso!

    http://www.segredosdajuhcosta.com

  10. Paola Costa disse:

    Muito explicativo o teu post Liz! Mas há um tempo atrás eu tava quase comprando o coletor quando vi uma reportagem falando de uma menina que quase morreu com o uso dele! Como faz um tempo eu não me lembro direito da história, mas se não me engano o coletor não abriu dentro da vagina e ai formou um vácuo que não deixava o sangue sair e negócio se complicou, ela teve que fazer cirurgia e quase morreu. Você ouviu alguma história assim? Pq foi depois dessa história que eu fiquei com medo de usar o coletor 🙁
    Bjs!!

  11. Oie, seu post está muito bem explicadinho, e eu adoro isso quando se trata de algo que não conheço muito. Na verdade, já ouvi falar diversas vezes do coletor, mas nunca botei fé que teria tantos pontos positivos, agora que sei estou até pensando em utilizar pra ver como é. Um beijo =*

  12. Beatriz disse:

    Adorei, post muito esclarecedor. Confesso que tinha um pouco de preconceito, porque muita gente diz ser nojento. Mas depois de ler seu post e ver os pontos positivos, me interessei.

  13. Thuanny Dutra disse:

    Estava super curiosa pra saber como funcionava, mas não tinha parado pra pesquisar, cheguei no seu blog por acaso e achei o que eu queria. Me tirou muitas duvidas, mas ficou uma, doi na hora de colocar e tirar?

  14. Eu já tinha ouvido falar, mas não sabia exatamente como funcionava. Seu post me ajudou a entender, obrigada. Bjs

  15. angelina disse:

    eu tinha minhas dúvidas com esse método,mais eu percebi que não é um bicho de sete cabeças,é mais simples que eu pensava.. na vdd eu tenho medo de usar até ob,não me sinto segura.. vou fazer um teste, vou me abrir para novas experiências.

  16. Liz, a minha maior dúvida é: como pode ser confortável se é algo enfiado dentro de você? Eu não consigo usar OB, acho horrível de tão desconfortável, mesmo os pequenininhos! Não dá pra imaginar colocar esse negocinho super maior, que tem textura de plástico e ser de boas, hahaha. Ainda assim, achei DEMAIS seu post, super explicativo, nossa. <3

    1. Liz disse:

      Oi amada! Então, eu não consigo usar OB também, me machucava muito, mas o que acontece com o coletor – o que eu li sobre e que na prática entendi – é que por ele ser um “silicone” bem maleável (mesmo), ele se molda no canal vaginal, sabe? nas primeiras vezes eu achava que tinha colocado errado por ter ficado com umas “voltinhas” mas era por ele ter se moldado pra se adaptar ao meu canal. Sobre o tamanho, também tinha medo – bastante hahaha – até usar. Como ele fica bem no início do canal vaginal, ele basicamente abre dentro e se molda, mas não é como fosse uma coisa que tu sentisse, sabe? É um pouco complicado de explicar hahah é aquela coisa, vai de cada uma, né? Também não podemos nos forçar a querer usar algo se não temos nem a ideia boa sobre, mas tem tanta vantagem que te juro juro que vale a pena <3 obrigada, moree

  17. Erika disse:

    Olá, tudo bem? Faz uns cinco anos que conheço o coletor, já até recebi de uma empresa para experimentar, no entanto fiquei com receio pois sou muito acostumada com o tradicional. Pensar que podemos ficar 12 horas sem “limpar” ou cuidar se aconteceu algo é bem estranho rs Semana passada meu professor da faculdade falou sobre o coletor nem ele conhecia, alguns detalhes eu que expliquei rs Vou conferir os outros posts. Beijos, Érika *-*

  18. Oi, achei seu post bem explicativo e simples de entender, eu to pensando seriamente em comprar um desses pra mim, e só tenho ouvido coisas boas. Com certeza seu post vai ajudar a muitas meninas em dúvida assim como eu..

  19. Já li tantos posts sobre coletor menstrual, que a vontade de comprar pra testar ta enormeeee. Só preciso juntar a graninha pra poder comprar. Só de pensar em não ter que trocar absorvente de 3 em 3 horas, já é uma alegria enorme pra mim! Haha Adorei o post, ta super completo! ♡ Beijos!

  20. Natascha disse:

    Liz achei incrível seu post sobre o coletor menstrual! Tinha muitas dessas dúvidas que vc esclareceu aqui, mas confesso que o medo de usar ainda é bem grande! Tenho medo porque a unica vez que usei um absorvente interno por nem 1 hora direito tive uma infecção de urina das feias! Aí peguei trauma e acho que o coletor vai ser igual! Por mais higiênico que ele seja! Mesmo assim, obrigada pelo post. Tenho certeza que ele vai ajudar muitas outras meninas que tem medo, assim como eu! Bjoo
    http://www.taviajandomenina.com.br/

  21. Helaine Costa disse:

    Confesso que eu tenho um pouco de medo desse coletor menstrual, mas lendo seu post até me levou a curiosidade de querer usar.

  22. Luana Souza disse:

    que post mais completo e esclarecedor. juro que eu não sabia sobre esses coletores, mas achei super legal e, pelo post, parecem ser ótimos. acho que, por hora, eu ainda não posso usar, mas quem sabe um dia…

    ah, esse negócio de ter vergonha do ciclo menstrual é bem chato mesmo!

    adorei o post <3 beijos.

  23. Adorei!
    A gente precisa quebrar o tabu da menstruação, e é pra já!
    Eu sempre odiei ficar menstruada. Tinha que ficar usando absorventes desconfortáveis, que sempre me incomodaram muito. Eu sentia como se fosse uma fralda. Não podia nem ficar um pouco mais confortável no sofá ou na cama (deitar, por exemplo) que já começava a vazar. E muitos deles, mesmo com abas, saíam do lugar e acabavam vazando. Mesmo sendo muito atenta, eu vivia lavando roupa suja de sangue, e quando tinha visita em casa, e se eu estivesse menstruada, minha mãe queria que eu escondesse meus absorventes ao invés de jogar na lixeira do banheiro porque ninguém podia saber que eu menstruo (acredite!).
    Se não me engano, descobri o coletor em um vídeo do YouTube, e a pessoa em questão tava criticando um monte (mas ela não teve paciência pra se adaptar e fazer tudo direitinho). Alguns meses depois, decidi procurar saber mais, e acabei entrando nesse mesmo grupo que você, e aí, passei a desejar um coletor. Todas as mulheres falavam coisas maravilhosas, inclusive uma falou que a filha de doze anos usou pra ir na praia, e lembrei de uma viagem onde fiquei super chateada porque viajei pra um lugar com praia e menstruei no dia que cheguei lá.
    Comprei meu coletor em junho desse ano, e desde então é só amor. Demorei um pouco pra me adaptar, tive que virar ao avesso porque o cabinho me incomodava muito, mesmo cortando. Mas agora, não abro mão de jeito nenhum!
    E descobri que eu não odeio menstruar. Só odeio absorvente! É nojento, é desconfortável e não funciona direito, deixa a gente inseguras e nos impede de fazer muitas coisas. Usar coletor é conhecer o nosso corpo e ter liberdade! <3

    1. Liz disse:

      Que relato maravilhoso! É bemmm assim! Eu também cresci com esse pensamento de odiar a menstruação e ter que esconder meus absorventes e…poxa, tão ruim odiar algo que faz parte do funcionamento do teu corpo, sabe? To usando a um mês e meio,mais ou menos, e nossa, é só amor!!

  24. Yasmin disse:

    Parabéns pelo post realmente me ajudou a entender melhor o coletor menstrual, eu tinha várias dúvidas sobre ele.

    1. Liz disse:

      Que bom, Yasmin! Fico feliz, viu?

  25. Que post ótimo, super explicativo. Confesso que ainda fico com um pé atrás a respeito do coletor, olho para ele e não imagino que eu vá me sentir confortável, sabe? Mas acho que é questão de testar, pois nunca vi alguém falando mal deste produto, então alguma mágica deve ter, certo? Não acho que, para mim, seja questão de ter nojo ou algo do tipo com meu ciclo, apenas não consigo imaginar a questão do conforto que um O.B. me oferece, sabe?
    Mesmo assim, acho que irei testar,e m breve.

    1. Liz disse:

      Simm 🙂 o que quis dizer com a questão do ~nojo~ com o ciclo é que muita menina é ensinada a ter esse nojo e nunca aceita nem a ideia de um coletor existir, entende? e muito menos do ciclo dela ser algo normal <3 nunca me adaptei com OB :/ isso, tente <3

  26. Raquel disse:

    Nossa, que post maravilhoso!!! Desde que ouvi falar sobre o coletor da primeira vez fiquei muito interessada, mas sempre bem insegura. Esse post ajudou muito, sério. Especialmente por você indicar uma marca de confiança. Já vou dar uma olhada no site da inciclo.

    1. Liz disse:

      Ahh que maravilha, Raquel <3 era a minha intenção mesmo, informar! fico feliz!

  27. Poly disse:

    Continuo achando o coletor uma das maiores invenções da humanidade. Mas eu me sinto tão incomodada quando estou menstruada que qualquer coisa me incomoda. Não sei se me adaptaria a um. Absorvente interno usei poucas vezes por achar horrível ser tocada (mesmo sendo eu mesma haha) naqueles dias

    1. Liz disse:

      Oi, Poly! É um invenção mara mesmo, né? Te entendo sobre isso, tive muito receio e demorei a testar haah se você não se sente confortável, tudo bem! Cada mulher tem seu lado sobre

  28. KARINE disse:

    gostei muito do seu post 🙂 já faz um tempo que venho lendo sobre coletores e querendo comprar algum pra ver se vou me adaptar, vou dar uma olhadinha nesse da inciclo. meu maior medo era de comprar o tamanho errado, mas isso de tamanho A ou B já deixa tudo mais fácil, haha

    1. Liz disse:

      Que bom, Karine! Isso foi o que mais amei na InCiclo, facilitou muito na hora de comprar – e me adaptar. Espero que de tudo certo <3

  29. Ameiiii o post amiga!! Eu tô querendo um coletor desses há muito tempo, na verdade vou só esperar para ir ao médico e definir o meu tamanho (pois descobri que dá pra saber o tamanho exato da distância – ou seria tamanho? – do colo do útero). Espero comprar em breve também <3

  30. Olá Liz, fiquei muito satisfeita com o seu post, aprendi muito com ele. No momento estou tomando um remédio onde não mestruo, mas um dia que eu via a parar com certeza quero testar esse produto.

    Beijos
    Fran
    Achei e Rabisquei

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *