O Dry Needling é uma técnica de fisioterapia também conhecida como agulhamento seco e se caracteriza por ser um método terapêutico simples, alternativo e de resultado rápido. O dry needling serve para muitos tratamentos e tem sido muito recomendado por pacientes que buscam uma terapia alternativa e mais natural, além de um procedimento que traga resultados mais imediatos.
Como funciona a técnica Dry Needling?
Como o nome “agulhamento a seco” sugere, a técnica consiste na utilização de agulhas de acupuntura sistêmica para aliviar a dor de pontos-gatilhos, que são regiões do músculo que estão tendo uma má irrigação de sangue, assim formando nódulos que precisam ser estimulados para a liberação do sangue que antes não chegava até o músculo. Com o uso da agulha, é realizado esse estímulo na fibra muscular e a circulação volta ao normal, desfazendo o nódulo de tensão para aliviar a dor muscular e/ou melhorar a amplitude do movimento.
A técnica Dry Needling é um excelente recurso na diminuição e até mesmo na cura de algumas dores musculares e outras, como dores na coluna, fibromialgia, lesão do esforço repetitivo, dores nos joelhos, ombro e quadril e qualquer outra parte do corpo com lesão de origem muscular.
Os benefícios do Dry Needling
O Dry Needling é uma terapia manual e alternativa, que não envolve o uso de medicações e assim se torna uma terapia alternativa e mais natural, uma ótima opção para quem busca terapias com rápido efeito e sem uso de medicações. Como o procedimento atua diretamente na fibra muscular, o resultado é rápido e os pacientes costumam sentir a melhora imediata, por isso, o número de sessões varia muito com a intensidade e frequência da dor que você está sentindo.
Muitos atletas também são adeptos da técnica e cada vez mais fisioterapeutas estão se especializando para poder atender a demanda da técnica Dry Needling, já que sua popularidade e busca tem crescido bastante. Caso você seja da área e busque uma especialização, há um Curso de Dry Needling muito completo na Camp Cursos, no qual você aprende desde a história da técnica até a prática.
Então, além de você poder ser paciente e fazer a terapia, pode também, se for estudante ou profissional de fisioterapia, buscar um curso de Dry Needling para se especializar e dividir essa terapia com seus próprios pacientes!
Giovana Berner
Eu não sei se conhecia com este nome, mas minha fisio fez muito isso em mim nas épocas em que eu competia e vivia machucada…rs…
Ela salvou algumas contusões assim, pq foi super rápido.E, olha q tenho medo de agulha..rs…
Bjukas!
Unhas&Tudo ♥