Liz Chollet

Seu portal para uma vida mais consciente!

Dicas para fotografar animais | Fotografia

Fotografar animais é geralmente visto como um desafio, já que um animalzinho é totalmente espontâneo, repleto de energia e de suas vontades. Além de registrar momentos fofos do seu bichinho de estimação, fotografar animais pode se tornar um hobbie – ou trabalho –  muito gostoso! Para ajudar quem curte fotografar seus bichinhos de estimação, quem gosta de fotografar animais em geral ou quer trabalhar com fotografia neste foco, separei algumas dicas para fotografar animais.

dicas para fotografar animais

6 dicas para fotografar animais

Respeite o animalzinho

Assim como nós, eles tem seus momentos bons e ruins. Não os force a nada e não insista demais, deixe as coisas fluírem entre você e o bichinho! Lembre que ele pode se sentir incomodado a qualquer momento e é neste momento que você deve parar, deixá-lo “respirar” e quando você perceber que ele está tranquilo novamente, continue.

Busque criar certa intimidade antes 

Se você for fotografar o seu próprio animal de estimação, isso torna-se fácil. Tendo intimidade, o animalzinho não vai se sentir invadido! Por isso, caso você queira fotografar algum que não é seu, antes de tudo passe um tempo brincando e interagindo com o mesmo, ganhe a confiança e então comece.

Crie uma forma de distração 

Distrair o animal é uma ótima forma de criar fotografias espontâneas e bem naturais. Assim, ele pode “posar” para a foto, mesmo essa não sendo a intenção. Dê a ele um brinquedo, um petisco, chame a atenção para algum lugar ou algo. Se o animalzinho não for seu, peça para o dono estar junto para que ele se sinta bem e distraia-o.

dicas para fotografar animais

Fique na altura dos olhos dele

Se abaixe, pule, deite no chão e – é sério – se arraste. Estar na altura dos olhos do animal permite que a fotografia tenha um ângulo mais atraente e faz com que o animal seja realmente o foco da cena. Essa mesma dica serve para fotografar crianças! Quando fazemos uma foto de uma criança pela nossa altura com a câmera, ela não vai ficar coerente e talvez a criança nem apareça – o mesmo vale aqui.

Cenário e ângulos

Nada de mesmice! Um cenário bem feito ajuda muito. Você pode abusar de cores e estampas, seja de tapetes, almofadas e brinquedos. Além disso, fotografar fora de casa é uma ótima dica! Se o seu animalzinho é acostumado, leve ele até algum parque bonito e bom para animais. No caso de gatos, foque nos detalhes e crie cenários fofos: flores, ursos, cobertores e até um novelo de lã podem criar o “especial” para a sua fotografia. Sobre os ângulos, digo o mesmo, sem mesmice! Fotografe de um lado, de outro, com uma visão de cima, focando apenas nos olhos, com uma visão de costas do animal…invista em ser diferente.

dicas para fotografar animais

Iluminação e horários

A iluminação deve estar no topo de preocupação de um ensaio fotográfico, seja de animais ou pessoas. Com a melhor iluminação, conseguimos resultados melhores, mais naturais e mais leves, sendo assim ideal ter uma ótima iluminação para fotografar um bichinho. Como citado antes, em um parque ou mesmo no gramado da sua casa são ótimos lugares para se fotografar. Sobre os horários, pesquisando descobri que o melhor horário para fotografar cães é pela manhã, pois eles não sentem tanto o calor.

*todas as fotografias do post são de minha autoria, veja mais em @eulizpector no instagram

Essas foram as minhas dicas para fotografar animais, mas e você? Quais dicas e truque pode nos contar?

Não deixe de ler mais posts sobre fotografia na categoria “fotografia”

(Visited 208 times, 1 visits today)

Anteriores

A arte e o prazer de fotografar desconhecidos

Próximo

Compro de quem faz, o movimento em prol da nossa gente

  1. Avatar

    Eu super adorei as dicas, amo animais e sempre quero tirar fotos deles. Mas não sendo os meus, acho mega difícil pegar um bom ângulo se eu estiver sozinha. Quando estou acompanhada é menos díficil já que um distrai o animalzinho kkkk

    Suas fotos ficaram excelentes!!! Parabéns <3
    Beijos

  2. Avatar

    Oiee

    Fantástico esse post com dicas para fotografar os bichinhos!!
    É bem complicado mesmo. Eu adoro tirar fotos, mas nem sempre consigo bem com eles, tem que ser de surpresa, sem eles eles perceberam porque senão já era kkkkkkk.
    Adorei as dicas e vou tentar colocá-las em prática.

    bjs

  3. Avatar

    Eu gosto de fotografar os meus cachorros sem poses e acessórios pois eles costumam ficar estressados.

  4. Avatar

    Que fotos mais fofas!
    Eu sempre tento fotografar a yorkshire daqui de casa e ela, levada como só sempre foge, seja da câmera ou do celular. Quando ela era pequena até deixava-se ser fotografada, agora que já é adulta é só ver algo apontando para ela que sai de perto… kkkk
    É um momento ou outro que pegamos ela distraída e dá para fazer um click! eheh
    Adorei as dicas e acho muito válida a parte de ficar confortável com o animal e/ou ter alguém que ele se sinta bem por perto.
    xoxo

  5. Avatar

    Que dicas incríveis! Pra mim é dificil conseguir um bom ângulo dos meus porque eles não param e a foto sai tremida haha mas agora com essas dicas vai ficar mais fácil fotografar 🙂
    Beijos

  6. Avatar

    Eu amo tirar foto de animais. Tenho no meu banco de dados imagens de corujas, passaros, borboletas, gatos, cachorros. É o que eu mais gosto de tirar, na verdade, contando com a natureza e flores.
    O meu maior desafio é para fotografar pessoas, sabe? E composição. Já to tão acostumada a me arrastar e sair pulando por aí pra pegar angulos legais de bichinhos! xD

    Beijos

  7. Avatar

    Que amorzaaaooo. Quero fazer um ensaio cm de minha cachorrinha mas ela não curte muito foto, na verdade acho que ela não curte celular ,eu pego ele e ela se distrai. Mas com outro fotografando acho que vai dar certo ☺ adorei as dicas mozaaaoo.
    dezoitoemponto.com

  8. Avatar

    Amooooooooo!!!! Ótimas dicas, eu vivo fotografando os meus kkk Duro é quando não ficam parados 1 segundo kkk Adorei o post <3

  9. Avatar

    Adorei as dicas. Super úteis. Aliás, suas fotografias são lindas!

    Recentemente eu tenho feito uns clicks com os meus bichinhos, e sempre prefiro a luz natural e também os ambientes naturais, em que eles se sentem mais a vontade.

    Vou anotar essas dicas para os prox. clicks.
    Beijooooos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén